PUCRS Recitais recebe pianista polonês em homenagem a Fryderyk Chopin

Evento tem entrada franca e aberta ao público

02/05/2019 - 10h30
Raphael Lustchevski, PUCRS Recitais

Raphael Lustchevski
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 2 de maio, o PUCRS Recitais recebe o pianista polonês Raphael Lustchevski que apresentará composições de três ícones da música polonesa: Fryderyk Chopin, Ignacy J. Paderewski e Grazyna Bacewicz. O evento ocorre às 20h, na Igreja Universitária Cristo Mestre da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681), tem entrada gratuita e é aberto a toda comunidade.

Peças emblemáticas como a Polonaise em Lá Maior Op. 40 e Andante Spianato/Grande Polonaise Brillante Op. 22 de Chopin, e também a Cracovienne Fantástique, de Paderewski, estarão no programa, em homenagem às comemorações polonesas e lembrando os 170 anos da morte de Chopin.

A promoção do recital é alusiva ao Dia da Constituição da Polônia (3 de maio), ao Dia dos Poloneses e Descendentes no Exterior (2 de maio) e aos 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil.  O evento é organizado pelo Instituto de Cultura da PUCRS, em parceria com o consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, o Consulado Honorário da República da Polônia em Porto Alegre, a Sociedade Polônia de Porto Alegre e a Igreja dos Poloneses de Porto Alegre.

Sobre o pianista

O pianista polonês Raphael Lustchevski iniciou sua formação musical aos seis anos. Graduado pela Academia Superior de Música de Katowice, na Polônia, desenvolveu estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha. Desde 2011, Lustchevski é um Steinway Artist na lista The Steinway&Sons Artists, onde figura entre os melhores pianistas do mundo. Pela gravação do Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, de Chopin, com a Orquestra Filarmônica das Nações, em Hamburgo, da série Montblianc Meisterstück – Homenagem a Chopin, no seu 150º aniversário, o pianista foi nomeado Artista Montblanc. Seu repertório artístico é muito amplo, vai desde obras do período barroco até compositores espanhóis e poloneses do século XX. Por sua atividade artística, tem recebido diversas premiações do Ministério da Cultura da Polônia.

Confira o site do artista: http://www.raphael.art.pl