PUCRS recebe recursos do PGTEC

23/12/2015 - 17h34
Universidade e outras instituições recebem recursos do Governo do Estado

Foto: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

Na tarde desta quarta-feira, 23 de dezembro, a PUCRS assinou convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul formalizando a disponibilização de recursos do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (PGTEC). Serão 2,1 milhões em recursos nos projetos Usalab Tecnopuc Saúde e Polo de Produção Sonora do Rio Grande do Sul. Outras 11 universidades do Estado assinaram o convênio, totalizando 14,5 milhões em investimentos aplicados em 22 projetos. As ações da PUCRS têm a maior representatividade em recursos financeiros destinados.

Para o governador,José Ivo Sartori, a distribuição destes recursos ajuda a descentralizar o desenvolvimento, fomentando a criação de empresas que inovem, transformando a realidade do Estado. O Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, que no evento falou em nome dos reitores das Universidades contempladas no PGTEC, considera que a assinatura dos convênios é um exemplo de ação do governo que pode ajudar o Estado. “A inovação, como expressão da pesquisa, é parte da solução aos desafios que o atual contexto econômico e social nos apresenta”, declara Clotet.

Além da PUCRS, o Centro Universitário Feevale, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), aUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), aUniversidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também foram contempladas.

Projetos PUCRS

O Usalab Tecnopuc Saúde propõe-se a ser um laboratório referência no Brasil para testes em uso e ergonomia de produtos e serviços na área da saúde, com sede no Tecnopuc em Porto Alegre. É convergente com as ações do cluster da área da saúde do Estado, o Medical Valley, e também com o Health Hub Porto Alegre, iniciativa da cidade de Porto Alegre. O Polo de Produção Sonora do Rio Grande do Sul propõe a disponibilização de laboratórios de classe mundial nas áreas de áudio e vídeo, integrando-se aos laboratórios e centros de pesquisa já em implantação no Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna), localizado no Tecnopuc em Viamão.