PUCRS recebe Ciki – Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação

Evento será nos dias 7 e 8 de novembro

06/11/2019 - 10h10

ciki,Congresso Internacional de Conhecimento e InovaçãoA PUCRS receberá, nos dias 7 e 8 de novembro, pesquisadores de uma rede de 400 universidades da América para discutir problemas atuais da gestão do conhecimento nas organizações e na sociedade sob a ótica da ciência. As atividades ocorrem no auditório do prédio 32 do Campus (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre). A 9ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi) tem como tema as Estratégias em Fatores Humanos para Transformação Digital e Resiliência. A programação completa e todas as informações sobre o evento, como inscrições, estão no site ciki.ufsc.br. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

A conferência de abertura abordará Transformação digital da gestão do conhecimento para a inovação contínua. Dentre as mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e sessões de networking e coprodução, a Petrobras leva para a discussão a expertise dos especialistas em Fatores Humanos e Resiliência. Outras temáticas são avaliação de intangíveis, estratégias para digitalização de pequenas e médias empresas e para ligação em ecossistemas de quádrupla hélice.

O presidente da Comissão Organizadora do ciKi e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Paulo Selig, destaca que o ponto focal do congresso está sobre as discussões do conhecimento como o fomentador da inovação. “O conhecimento é a base para a inovação na empresa e na sociedade. Não estamos mais discutindo a transformação da matéria prima ou de um processo fabril, mas como favorecer o conhecimento disseminado e compartilhado com mais eficiência, interligando áreas distintas e seus processos de trabalho”, reforça Selig.

Evento levanta como lidar com a incerteza e inovar

O coordenador de projetos estratégicos do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e professor da Escola Politécnica da Universidade, Eduardo Giugliani, resume que a 9ª edição levantará questões sobre como as organizações devem se preparar para enfrentar eventos complexos, incertos e não previstos, criando repertórios com as suas experiências. “Organizações com impacto tecnológico e social em todo o mundo têm por base o conhecimento centrado nas pessoas, elegendo fatores humanos como prevalentes sobre os tecnológicos. Acreditamos que é essa a riqueza da discussão que o ciKi oferece, comportando e interligando as ciências humanas, sociais, engenharia, tecnologia e computação”, pontua Giugliani.

América Latina no ciKi

O ciKi é um evento itinerante promovido desde 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia e México. Esta condição é alcançada pelo suporte de uma rede de cooperação que reúne mais de 400 universidades latino-americanas, integradas pelo Colégio das Américas, da Organização Universitária Interamericana (OUI/ Colam).

O ciKi 2019  é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina,  pela PUCRS e pelo Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), em parceria com a OUI/ Colam, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Unicesumar e a Capes.

ciki,Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação


Leia Mais Veja todas