PUCRS recebe acervo do romancista Sinval Medina

As obras ficarão no Delfos, Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade

Por: Redação Ascom

29/08/2016 - 15h22

book-1421245A PUCRS recebe nesta terça-feira, 30 de agosto, o acervo do romancista Sinval Medina, nascido em Porto Alegre no ano de 1943. Os manuscritos e datiloscritos dos romances do escritor ficarão no Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, localizado no 7º andar da Biblioteca Central da Universidade, prédio 16 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). O Delfos conta com mais de 40 acervos e, ao lado de Luiz Antonio de Assis Brasil e Luiz de Miranda, Medina será o terceiro autor vivo com suas obras no espaço de memória cultural. A cerimônia de entrega do material será às 15h30min, no Salão Nobre da Reitoria, com a presença do Reitor Joaquim Clotet.

Jornalista com pós-graduação em Ciência da Comunicação e Ciências Sociais, Medina foi colaborador da Editora Globo. Além disso, foi professor e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde foi pioneiro na implementação do curso de Editoração na instituição. Trabalhou em empresas jornalísticas como Diários Associados, Editora Abril e Editora Azul. Entre seus romances estão Liberdade Condicional; Cara, Coroa, Coragem; Memorial de Santa Cruz; O Herdeiro das Sombras; A Face e o Mandarim e Tratado de Altura das Estrelas. Com o último, recebeu o Prêmio Passo Fundo de Literatura em sua primeira edição, no ano de 1999.