PUCRS promove ações para celebrar a Copa na Rússia

Atrações incluem bolão solidário, app com termos em russo e torcida no Campus

13/06/2018 - 19h01

Copa do Mundo 2018A PUCRS está com diversas atividades envolvendo a Copa do Mundo de 2018. Nos meses de abril e maio, houve um aquecimento com a ação Caminhos para a Vitória, numa parceria com o Grupo RBS. Agora, a Universidade oferece o aplicativo (app) Globall Football 2018, organiza um Bolão Solidário voltado a entidades assistenciais e abre as portas do Parque Esportivo para a torcida vibrar pela Seleção Brasileira e as demais 31 equipes do certame. Além disso, a ATL House também exibirá os jogos para quem quiser curtir o Mundial da Rússia no Campus.

 

Expressões de futebol em russo

Túnel, peixinho, meia lua e lambreta. Tanto em português, inglês ou espanhol, esses são alguns dos 300 termos do futebol que estão no app Globall Football 2018, resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS (GPEO). Lançado originalmente em 2014, este ano ele ganhou uma novidade: o idioma russo. Gratuito para baixar em celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, as expressões estão divididas por grupos como: arbitragem, área de campo, atos, equipamentos, pessoas, posições, táticas e termos de jogo. A iniciativa envolveu alunos e professores das Escolas de Ciências da Saúde (curso de Educação Física), de Humanidades (curso de Letras) e da Comunicação, Artes e Design – Famecos. Confira os detalhes do projeto.

 

Bolão Solidário auxilia cinco entidades

O Curso de Educação Física, o Parque Esportivo e Centro de Pastoral e Solidariedade estão unidos no incentivo aos torcedores que adoram dar o seu palpite e praticar atos beneficentes. As três unidades universitárias são parceiras na criação do Bolão Solidário – Copa 2018. Além de concorrer a prêmios, o público que adere à atividade pode beneficiar as entidades assistenciais Asilo Padre Cacique, Casa do Menino Jesus de Praga, Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus, Lar Santo Antônio dos Excepcionais e Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan).

Aplicativo Global Football, app, Copa do Mundo

Integrantes da equipe que desenvolveu o app Globall Football / Foto: Bruno Todeschini

A inscrição para o bolão é por meio de opções de contribuições: 12 caixas de leite longa vida integral de 1 litro cada; ou um pacote de fraldas infantis (tamanho G); ou um pacote de fraldas geriátricas; ou kit higiene (um xampu; um sabonete líquido; um desodorante spray; um creme dental). As entregas dos donativos podem ser feitas até o dia 30 de junho, às 9h, na Secretaria Geral da Escola de Ciências da Saúde (Avenida Ipiranga, 6690 – prédio 81, 6º andar, sala 603), na recepção do Parque Esportivo (prédio 81, andar térreo), e no Centro de Pastoral e Solidariedade (Avenida Ipiranga, 6681 – prédio 1, sala 109). Para se inscrever, os interessados devem se dirigir a um desses três locais na Universidade, no horário das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min.

 

Competição e premiação

Para a pontuação de cada participante serão considerados os placares oficiais dos jogos no tempo normal, ou seja, os primeiros 90 minutos das partidas mais os acréscimos concedidos pelo árbitro, em cada um de seus períodos. Não serão considerados os gols marcados na prorrogação ou, porventura, na decisão por pênaltis. A partir das oitavas de final, a pontuação do Bolão é diferente, e vai alternar de cinco pontos para quem acertar o número de gols marcados pelo vencedor do jogo até 30 pontos para quem indicar o campeão.

bolão solidário,parque esportivo,copa do mundo 2018A relação completa dos participantes será publicada pela comissão organizadora na página do Facebook do curso de Educação Física da PUCRS no dia 30 de junho. Dessa forma, todos poderão conferir seus palpites e os dos demais participantes. Os prêmios serão locações gratuitas no Parque Esportivo da PUCRS, conforme segue:

  • 1º lugar – 1 hora no campo sintético futebol 11
  • 2º lugar – 1 hora na quadra de futebol 7
  • 3º lugar – 1 hora na quadra de futebol 5
  • 4º lugar – 1 hora na quadra de tênis
  • 5º lugar – 1 hora na quadra de areia

Confira aqui o regulamento do Bolão Solidário e preencha a Tabela de Palpites. O calendário com todos os jogos da Copa do Mundo está disponível neste link.

 

Para assistir aos jogos no Campus

De 14 de junho até o final da Copa do Mundo, o Parque Esportivo estará aberto ao público (de segunda a sábado) para acolher a torcida. Os jogos serão transmitidos ao longo do dia, no andar térreo, em frente ao Restaurante Vila Olímpica, em um espaço exclusivamente preparado para o evento, incluindo algumas atrações especiais. Nas transmissões dos jogos do Brasil haverá pipocas, brindes e sorteios. A estrutura estará disponível das 8h às 19h, de segunda a sábado.

O Centro de Convivência, localizado no prédio 22 do Campus, também terá TV transmitindo os jogos na Rússia. Professores e técnicos administrativos poderão usufruir do local que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30min.

Já o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) terá um lugar reservado aos torcedores da comunidade acadêmica durante os jogos da Seleção Brasileira. A área do Café Coworking, na torre Einstein, do prédio 97 (Global Tecnopuc), estará aberta a todos que desejarem acompanhar as partidas. Para ingressar no Parque, é necessário ter em mãos a carteira de estudante PUCRS ou o crachá funcional.

 

Programação ATL House

Caminhos para a Vitória, Globo Esporte, RBS, gravação, campus, prédio 11, futebol, copa do mundo

Caminhos para a Vitória ocorreu nos meses de abril e maio / Foto: Camila Cunha

Todos os jogos da Copa do Mundo da Rússia serão transmitidos ao vivo, nas TVs da ATL House, inclusive os que ocorrerem simultaneamente. Além de acompanhar os jogos e torcer pelas suas seleções preferidas, a comunidade acadêmica e o público poderão aproveitar para conhecer a Casa da Atlântida, uma iniciativa da parceria entre PUCRS, Grupo RBS e Tornak Participações e Investimentos. O local está aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. A programação da ATL House para todo o mês de junho pode ser conferida neste link.

 

 Atividades acadêmicas nos jogos do Brasil

O segundo jogo da Seleção Brasileira na fase de grupos ocorrerá no dia 22 de junho, sexta-feira. Neste dia, não haverá aula presencial no turno da manhã, e as atividades acadêmicas serão retomadas às 12h.

No dia 27 de junho, quarta-feira, terceiro desafio do Brasil, as aulas da tarde serão suspensas até às 18h, e as atividades do horário JK ocorrerão entre 18h e 19h30min.

Se a Seleção Brasileira avançar para a fase de oitavas de final, os jogos ocorrerão às 11h do dia 2 ou 3 de julho e não haverá aulas presenciais das 10h às 14h.

Se chegar às quartas de final, os jogos do Brasil poderão ocorrer no dia 6 ou 7 de julho. Se a partida for disputada no dia 6, o jogo ocorrerá às 15h e as atividades serão interrompidas entre 14h e 18h, e as atividades do horário JK iniciarão às 18h. Se ocorrer no dia 7, a partida será às 11h e as atividades presenciais estarão suspensas entre 10h e 14h.

Evoluindo para a semifinais, a Seleção Brasileira jogará às 15h do dia 10 ou 11 de julho, e as atividades presenciais serão suspensas entre 14h e 18h com deslocamento do horário JK das 18h às 19h30min.


Leia Mais Veja todas