PUCRS PrInt seleciona bolsistas para projeto de internacionalização

Oportunidades contemplam docentes e discentes dos PPGs da PUCRS ou de instituições estrangeiras

17/01/2019 - 15h29

Arte do programa. Imagem de fundo sólido cinza, com bara amarela no canto inferior. Globo branco no canto superior direito. Ao centro, escrito PUCRS PrintO Projeto Institucional de Internacionalização PUCRS-PrInt abriu processo para selecionar bolsistas de diferentes tipologias, oferecidas para o ano de 2019, do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil. Essas bolsas são destinadas a professores e alunos, vinculados aos programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS, ou professores e pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras. A iniciativa tem como objetivo, a partir de recursos obtidos no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 41/2017, ampliar a internacionalização dos PPGs, colocando a pós stricto sensu nos mais elevados patamares de qualidade fazendo da PUCRS uma Universidade de classe mundial.

Os editais de seleção estão disponíveis neste link e oferecem oportunidades para as seguintes modalidades de bolsas:

– Do Brasil para o exterior: Professor Visitante no Exterior – Júnior ou Sênior; Doutorado Sanduíche e Capacitação em cursos de curta duração;

– Do exterior para o Brasil: professor visitante no Brasil; jovem talento com experiência no exterior e pós-doutorado com experiência no exterior.

Além disso, os editais também disponibilizam auxílios financeiros para a realização de missões de trabalho no exterior, destinados a professores vinculados aos PPGs da PUCRS.

Estão contempladas saídas previstas para o ano de 2019, conforme o seguinte cronograma para a submissão das propostas:

• Saídas de abril a julho de 2019 – até 20 de janeiro de 2019.
  • Saídas de agosto a dezembro de 2019 – de 08 a 18 de abril de 2019.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].