PUCRS participa da criação de Rede Global de Escolas Maristas

Tecnopuc Crialab está envolvido na articulação de mais de 700 escolas em todo o mundo

15/06/2020 - 12h45
Grupo de Trabalho em dezembro de 2019, na Espanha

Grupo de Trabalho em dezembro de 2019, na Espanha

Em todos os cantos do mundo existem mais de 700 escolas da Rede Marista. São diretores, professores e estudantes que seguem os valores de São Marcelino Champagnat diariamente. A cada oito anos, a sede do Governo Geral Marista (que acompanha as outras sedes administrativas dos mais de 80 países com presença Marista), localizada em Roma, na Itália, convida lideranças da Instituição para refletir sobre a atualidade, definir diretrizes e pensar grandes estratégias para a missão do mundo Marista.  

A partir da última edição, realizada em 2017, quando o Instituto Marista completou 200 anos, foi desenvolvida a 22ª edição do Capítulo Geral Marista, um documento que atualiza as premissas e diretrizes da atuação Marista. A partir dessas diretrizes, surgiu o propósito de criar uma Rede Global de Escolas Maristas. A Secretaria de Educação e Evangelização da sede do Governo Geral Marista, liderada por Ir. Carlos Alberto Rojas, iniciou o projeto.  

O primeiro passo foi constituir um grupo de trabalho. Nesse momento, o Ir. Manuir MentgesPró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, conectou o Secretário, Ir. Carlos Alberto Rojas, ao Laboratório de Criatividade do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Tecnopuc Crialab. A equipe do laboratório atua nas interfaces entre diferentes áreas do conhecimento através da cocriação, utilizando metodologias que potencializam a manifestação da criatividade e da inovação em projetos. 

O Ir. Manuir Mentges destaca que sugeriu o Tecnopuc Crialab pela capacidade de conectar o ecossistema de Inovação da PUCRS com diversas áreas do Instituto Marista. “Eles são capazes de assessorar e fornecer metodologias para articular estratégias e ações, considerando a diversidade do mundo Marista”, salienta. De acordo com a líder do Tecnopuc Crialab, Ana Berger, as metodologias utilizadas pelo time do laboratório se encaixam no desafio da criação de uma Rede Global das Escolas. Para o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “é uma enorme responsabilidade participar deste importante projeto da Rede Global das Escolas Maristas, e temos tentado contribuir da melhor forma possível, com as nossas capacidades e time do Tecnopuc Crialab para o sucesso da ação”.  

Rede Global, PUCRS, Rede Marista

Grupo de Trabalho no encontro em Roma, em maio de 2019

Primeiros passos 

Para começar a transformar a ideia em realidade, um Grupo de Trabalho com participantes de vários países do mundo se reuniu em maio de 2019 na sede do Governo Geral Marista. Ana Berger conta que “um ponto interessante é a pluralidade desse grupo. Temos Irmãos Maristas e leigos, ou seja, pessoas muito envolvidas na comunidade Marista – neste caso, especialmente no contexto da educação básica”.   

A partir desse primeiro encontro, o Grupo percebeu que não seria possível conceber uma Rede Global sem ouvir diretores, professores, estudantes e familiares destes alunos. Por isso, entre maio e dezembro do mesmo ano, o Tecnopuc Crialab realizou uma consulta global: a equipe enviou um questionário para esses públicos no mundo todo. Foram mais de 15 mil respostas. “Além dos questionários, também realizamos 26 grupos focais com diretores e professores que representam 14 províncias Maristas”, relembra Ana. Com isso, foram 16 mil participantes em 58 países.  

Resultados e próximos passos 

Com o material coletado, a equipe do Tecnopuc Crialab analisou as respostas e reuniu as percepções de cada grupo sobre o que entendem por uma Rede Global de Escolas. “As respostas mostraram de que forma a iniciativa poderia beneficiá-los e quais são os sonhos para essa rede”, conta Ana. Os resultados estão reunidos em um relatório disponível em quatro línguas: francês, português, espanhol e inglês. Para acessá-los, clique aqui 

Em dezembro de 2019, o Grupo de Trabalho reuniu-se novamente na Espanha, quando a equipe do Tecnopuc Crialab compartilhou os resultados da pesquisa. Com a amostra, foram definidos tópicos cruciais para a Rede Global de Escolas Maristas, como uma plataforma digital conectando toda a comunidade, o desenvolvimento de projetos com significados compartilhados, como os valores Maristas, e estratégias para o envolvimento de Escolas em situações político-econômicas extremas em que o acesso a internet é limitado. 


Leia Mais Veja todas