PUCRS marca presença na 19ª TranspoSul

Universidade oferecerá palestras e exposições durante a feira

26/06/2017 - 09h07
Felipe Melz, Prêmio Santander, Empreendedor, Diplomado.

Felipe Melz. Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS estará presente, de 27 a 29 de junho, na 19ª Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, apresentando suas inovações e projetos mais recentes em stands e palestras. A Universidade é parceira do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), promotor do evento, e será representada pela Escola de Negócios, a Faculdade de Engenharia (Feng) e a Faculdade de Informática (Facin). A programação, com inscrições gratuitas, ocorre no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), e inclui visitas técnicas à Feira e acesso às palestras do Congresso.

Durante a exposição, estará presente o engenheiro e empreendedor formado na PUCRS Felipe Melz, ganhador do prêmio Santander de Empreendedorismo por desenvolver um software que gerencia a pressão dos pneus de caminhões. Além das palestras com professores (conforme programação abaixo), também serão expostos projetos relacionados a usinas de biodiesel e ao FENG Eco Racing, equipe multidisciplinar da PUCRS que projeta veículos de eficiência energética movidos a biocombustível. Os integrantes participaram, em abril, do Shell Eco-marathon Americas 2017, em Detroit, nos EUA, e conquistaram o 3º lugar na categoria Etanol, percorrendo 206 quilômetros com um litro de álcool no protótipo apresentado.

De acordo com professor Adroaldo Lazzarotto, coordenador do curso de Administração (Negócios Internacionais) da PUCRS, a Universidade desenvolve cada vez mais ações como esta, voltadas à comunidade empresarial, o que impulsiona a carreira dos graduandos. “Essa relação com o SETCERGS permite um contato dos alunos com setores relevantes na economia e com empresários e funcionários de alto escalão. É uma sinergia de projetos que também auxilia a suprir uma lacuna de estudos e pesquisas no setor”, afirma.

28 de junho – quarta-feira

14h – Smart Citiesinternet das coisas – Professor Fabiano Hessel, Faculdade de Informática

29 de junho – quinta-feira

14h – O desafio da inovação – Professor Jorge Luis Nicolas Audy, Faculdade de Informática
16h – Inovação e competitividade no transporte rodoviário de cargas: o desafio e a satisfação de retomar o rumo – Professor Rafael Rocco, Faculdade de Engenharia
17h – Gestão do cliente – professor Adroaldo Lazzarotto, Escola de Negócios

Transposul

TranspoSulHá 19 anos, a feira TranspoSul reúne transportadores, operadores logísticos e empresários, oferecendo promoções e expondo as novidades do segmento de transporte de cargas e logística.