PUCRS inicia construção de Rede de Solidariedade

Grupo interdisciplinar é Coordenado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade em parceria com o Crialab

18/09/2017 - 14h48

pastoral

A PUCRS deu início hoje à construção da Rede de Solidariedade. A solidariedade é valor e missão do Instituto Marista desde sua fundação por Champagnat, no século 18. A proposta deste grupo de trabalho, composto por 52 pessoas, entre professores, técnicos administrativos e estudantes, é pensar, dialogar e construir políticas e ações de responsabilidade social, alinhadas aos problemas da sociedade e do mundo.

Com metodologia colaborativa e foco na construção coletiva, os participantes foram convidados pelo Reitor Ir. Evilázio Teixeira a “pensar fora da caixa, pois o mundo, cada vez mais conectado, necessita de audácia”. As atividades do grupo de trabalho seguirão até janeiro, quando as propostas e políticas para a Rede de Solidariedade serão apresentadas em colegiado para a Reitoria. “Acreditamos muito neste projeto. O nosso sonho é que todos os alunos, professores e funcionários se envolvam em trabalhos voluntários no futuro”, comenta Ir. Evilázio.

A Rede de Solidariedade é um grupo interdisciplinar, coordenado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade em parceria com o Crialab. Ela será construída de forma consistente, plural, interdisciplinar, justa, com respeito e impacto na sociedade para ajudar a solucionar problemas. Todas as ações já desenvolvidas pela Universidade, por meio de professores e colaboradores serão unificadas nesta rede. Além disso, os participantes farão visitas a instituições e pensarão em novas ações nas áreas de educação, direitos humanos, meio ambiente, saúde e assistência social.