PUCRS fecha parceria com Defesa Civil, Secretaria de Governança e Taurus

Ação atende demandas de maior volume recebidas no Tecnopuc, como as de máscaras de proteção para profissionais de saúde

23/04/2020 - 14h51
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade firmou uma parceria com a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Rio Grande do Sul e a empresa Forjas Taurus, que permite uma maior possibilidade de novas doações para o combate à Covid-19. A empresa doou mil máscaras faciais e o material atenderá as demandas de  profissionais da saúde da PUCRS e de diversas Instituições (hospitais, residências geriátricas, clinicas e entidades sociais), que estão sendo atendidas pelos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), sempre com prioridade para o campus da saúde da Universidade. A iniciativa integra uma das cinco frentes de atuação da PUCRS relacionadas à pandemia.

Até o momento, 90 demandas foram inscritas, cerca de 25 instituições atendidas e 20 em atendimento, somando solicitações de mais de cinco mil máscaras faciais, além de 15 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos.

Leia mais: Tecnopuc mobiliza ecossistema de inovação para demandas contra a Covid-19

Cláudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica do Rio Grande do Suk, destaca a importância da parceria com a PUCRS e com o Tecnopuc: “Em nome do governo, gostaria de agradecer muito por essa parceria. Uma das nossas grandes preocupações é garantir a infraestrutura hospitalar, que passa por leitos, respiradores, mas também passa pela garantia de segurança aos operadores de saúde que estão na linha de frente de combate a Covid-19”.

A gerente de Captação de Recursos e Projetos do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Izadora Silveira, salienta que “são iniciativas como essa que nos auxiliam nas ações de prevenção e combate a Covid-19. Importante ressaltar que esse é um momento de união e solidariedade, pois é unindo esforços que vamos conseguir reduzir ao máximo o impacto dessa pandemia. Deixo aqui o nosso muito obrigado”.

Conexões para o combate à Covid-19

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, reforça a relevância das parcerias para o desenvolvimento desta ação do Tecnopuc, com importante atuação do HSL e do Campus da Saúde. “A conexão com a Defesa Civil do Estado e a Taurus, propiciada pela parceria com a UFRGS, no âmbito da Aliança para Inovação de Porto Alegre, é um importante fator de viabilização de ações da Universidade que buscam a mitigar os efeitos da Covid19 na sociedade”, explica.

Para o diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), Eduardo Giugliani, essa parceria, de maior escala, atende demandas de maior volume recebidas no Tecnopuc. “No Tecnopuc Fablab, no Ideia, nós criamos um fluxo muito consistente e capilar para absorver demandas de Porto Alegre e de todo o Estado, e hoje temos um ritmo de atendimento rápido, mas não é uma escala industrial e essa parceria nos permite atender demandas de maior volume, como por exemplo Hospital São Lucas. Isso facilita o atendimento rápido, e permite que o nosso fluxo normal, que também não é pequeno, de atender outros centros e unidades de saúde, continue – principalmente centros geriátricos, que fatalmente ficam mais distantes de acessar essas máscaras”, comenta.


Leia Mais Veja todas