PUCRS entrega protetores faciais produzidos com doação da Unimed

Receberam os equipamentos os colaboradores de quatro entidades, além de uma doação especial para a Câmara Municipal de Porto Alegre

16/07/2020 - 09h56
protetores faciais braskem_foto divulgação tecnopuc

Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro, presente nas entregas / Foto: Divulgação Tecnopuc

Nesta semana, a PUCRS entregou protetores faciais produzidos no Tecnopuc Fablab, do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Este primeiro lote de produção foi viabilizada por uma doação do Instituto Unimed RS para a compra de impressoras 3D e insumos para o desenvolvimento dos protetores faciais para os profissionais e instituições de saúde e assistência social envolvidos no esforço de combate à pandemia. As entregas foram realizadas pelo Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro.

A iniciativa integra um movimento do Tecnopuc de abrir seus laboratórios (Tecnopuc Fablab, Tecnopuc Crialab e Tecnopuc Usalab) para soluções inovadoras que combatam a Covid-19. As propostas recebidas são avaliadas por uma equipe técnica que identifica a possibilidade de atendimento nos laboratórios, envolvendo o Tecnopuc e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), que está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade (Propesq). Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Além da Unimed, a ação conta com parceiros como Projeto GRUTaurusStillGrendeneSengeBraskemLaerdal Medical, BIA e IBASE.

O Diretor Administrativo do Instituto Unimed RS, Alcides Mandelli, reforça que a Unimed e seu Instituto estão sempre atentos à iniciativas que promovam o cuidado com as pessoas. “Esse é nosso propósito. Mas, especialmente neste contexto de pandemia, nosso papel é também ajudar a transformar a crise em oportunidades: de cooperação, de desenvolvimento e de inovação que gerem impacto positivo na sociedade”, afirma Mandelli.

protetores faciais, tecnopuc, ideia, doações, unimed

Equipe do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente recebe materiais / Foto: Divulgação Tecnopuc

Além disso, ele salienta que a melhor forma de ajudar os profissionais de saúde que precisam de EPIs é através da cooperação com projetos que tenham amplitude de atuação, como o da PUCRS. “Ou seja, não é apenas a doação da máscara. Para nós, é sobre apoiar um projeto cujo processo, do início ao fim, é colaborativo, inovador, sustentável e que vai beneficiar os profissionais que, neste momento, estão na linha de frente, dedicando suas vidas a cuidar das pessoas”, destaca o Diretor Administrativo.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, conta que além de atender as demandas nesse momento, as novas impressoras 3D e insumos para a produção e doação dos protetores, serão encaminhadas para uma segunda unidade do Tecnopuc Fablab no Living 360º, onde apoiarão projetos e ações dos estudantes da Universidade, de todas as áreas do conhecimento. “É uma parceria de duplo alcance, neste momento enquanto durar a pandemia, na produção de protetores faciais para as áreas de saúde e social, e após a pandemia, quando deslocaremos as impressoras 3D compradas para o novo Tecnopuc Fablab, apoiando ações junto aos nossos estudantes de graduação. A doação da Unimed terá um legado muito importante que nos orgulha”, salienta Audy.

Confira as instituições iniciais que receberam os protetores faciais da PUCRS, com apoio direto da Unimed:

• Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – CPCA
  • Conselho Comunitário Municipal Itu Sabará
  • Residencial Geriátrico Santa Catarina
  • SINE Municipal

Além destas entidades, foi feita uma entrega especial para a Câmara Municipal de Porto Alegre. Quem recebeu foi o vereador João Carlos Nedel, responsável pela demanda.

A partir da chegada das novas impressoras adquiridas, será ampliado o número de entregas para a área da saúde, social e educação. De acordo com a executiva do Tecnopuc e coordenadora das demandas que chegam através do link, até o momento já foram entregues mais de 9,8 mil protetores faciais, de uma demanda total de mais de 22 mil protetores. Já são mais de 160 demandas recebidas e mais de 100 instituições atendidas, incluindo apoio ao desenvolvimento de protótipos e de produtos e projetos voltados ao combate aos efeitos da pandemia. “Com os parceiros que se engajam, ampliamos o alcance da nossa proposta de colocar nossas estruturas a serviço da população e da frente de combate da minimização da pandemia. Identificamos parceiros com propósitos alinhados. Essas parcerias gerarão frutos nesse momento de instabilidade social e no futuro, apoiando a educação dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho por meio dos ambientes de inovação da PUCRS”, comenta Flavia.

O diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, comenta sobre a doação da Unimed: “Vem em uma hora absolutamente importante para colaborar com todo o esforço do Tecnopuc e do Ideia no sentido do enfrentamento da pandemia e principalmente na fabricação dos escudos faciais. Há quatro meses, o Ideia concentra todas as impressoras 3D da Universidade, que vieram de outros centros, como HP, Tecnopuc Crialab, Idear, e junto com as do Tecnopuc Fablab, estão produzindo escudos sete dias por semana, quase 20 horas por dia. A Unimed completa e colabora enormemente com essa iniciativa para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”.