PUCRS e UFRGS sediam Centro de Estudos Alemães e Europeus

Espaço dará continuidade na cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha

Por: Redação Ascom

07/12/2016 - 11h43
Centro de Estudos Alemães e Europeus (Ceae)

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

A PUCRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram selecionadas para sediar um Centro de Estudos Alemães e Europeus (Ceae), o primeiro da América Latina. A abertura do novo Centro, que será na PUCRS, está programada para março de 2017. As instituições foram selecionadas para fundar o Ceae com o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), por meio de recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Os principais objetivos consistem em oferecer a uma nova geração de acadêmicos, pesquisadores e estudiosos brasileiros conhecimento interdisciplinar e orientado à prática sobre a Alemanha e a Europa contemporâneas. A proposta abrange especialmente três fenômenos-chave: globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. O Centro introduzirá cursos de pós-graduação baseados nessas temáticas, começando em 2017 com uma oferta de cursos de especialização na área de Direito. No primeiro ano, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFRGS, professora Claudia Lima Marques, será a diretora e o decano da Escola de Humanidades da PUCRS, professor Draiton Gonzaga de Souza, será o vice-diretor.

O Ceae ajudará na continuidade da cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha e na ligação entre disciplinas que tratem de temas relacionados com a Alemanha. Haverá uma cooperação com a rede mundial de Centros de Estudos Alemães e Europeus, composta por 20 unidades em universidades selecionadas em 11 países.