PUCRS e UFRGS firmam acordo para realização de estudos de Mobilidade Urbana

12/09/2016 - 13h46
Trânsito em Porto Alegre

Foto: Lucas Barroso/Divulgaçã-PMPA

A PUCRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinam nesta terça-feira, 13 de setembro, um memorando para a criação do Centro de Referência em Estudos Avançados em Tecnologias de Mobilidade Urbana (Cretec-MU). A assinatura ocorre às 14h, no espaço Inovação do Global Tecnopuc, com a presença do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, e do Vice-Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann. O Centro de pesquisa interinstitucional conta, já na sua origem, com apoio de empresas e instituições de diversas esferas do governo.

A iniciativa busca compartilhar conhecimento, dados e infraestrutura, além de desenvolver conjuntamente programas de pesquisa e fomento à inovação em transporte, logística e mobilidade urbana. Serão abordados assuntos como sistemas inovadores, transporte eficiente de pessoas, sistema de transferência de passageiros entre diferentes modais, energias alternativas aplicadas ao transporte urbano, impactos socioeconômicos e na saúde da população com a redução das emissões de gases, novos modelos econômicos de cobrança de tarifas de transporte de massa. Este projeto é fruto de uma parceria estratégica entre as duas instituições, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Os primeiros frutos deste projeto envolvem a participação das duas Universidades em ações que desenvolvem e implementam, com atuação conjunta com a indústria, soluções com tecnologias desenvolvidas no Brasil, por pesquisadores e empresários gaúchos, para os desafios da mobilidade nas cidades”, detalhou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy.

O diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, e o professor da Faculdade de Engenharia da PUCRS Edgar Bortolini coordenam o projeto conjuntamente. Silva comentou que “o Centro possibilita uma plataforma conjunta entre as duas universidades para interação dos grupos de pesquisa e desenvolvimentos de tecnologias para transformar Porto Alegre na capital referência em tecnologia de mobilidade urbana”. De acordo com Bortolini, as duas instituições têm uma colaboração histórica na área de pesquisa de sistemas urbanos de transporte, especialmente de tecnologias limpas. “O convênio amplia os trabalhos conjuntos para os eixos de transporte e logística, além de integrar áreas multidisciplinares das duas universidades em um tema plural de elevada importância para as megalópolis e seus sistemas futuros de transporte”, explicou. Apesar de ligado diretamente à Faculdade de Engenharia da PUCRS e à Escola de Engenharia da UFRGS, a ideia é que o Centro abrigue pesquisas com profissionais de diversas áreas do conhecimento. Em um primeiro momento, os trabalhos ocorrerão em laboratórios e núcleos de pesquisa já existentes.