PUCRS e reitor recebem homenagem do Governo do RS

Placa pelos 70 anos e Medalha Negrinho do Pastoreio foram entregues no Palácio Piratini

11/12/2018 - 18h06
reitoria, palácio piratini, governador, José Ivo Sartori

Maria Helena Sartori, José Ivo Sartori, Ir. Evilázio Teixeira, Solimar Amaro e Alexander Goulart / Foto: Bruno Todeschini

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, concedeu homenagens à PUCRS e ao reitor, Ir. Evilázio Teixeira, na tarde desta terça-feira, 11 de dezembro. Pela passagem dos 70 anos da Universidade, foi entregue uma placa alusiva à data, reconhecendo a trajetória da Instituição. O reitor foi agraciado com a Medalha Negrinho do Pastoreio, honraria destinada a “personalidades que prestaram relevantes serviços em favor da pessoa humana, do Estado ou da Pátria”. A cerimônia ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Piratini, e contou com a presença de Maria Helena Sartori, secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, de Solimar Amaro, relações institucionais da Reitoria, e Alexander Goulart, chefe de Gabinete.

Foto: Bruno Todeschini

Durante a recepção, Sartori destacou a importância dos irmãos maristas em sua formação, em Caxias do Sul, embora não tenha sido aluno de colégio marista. Ressaltou a importância da PUCRS para o Rio Grande do Sul, afirmando que é uma parceira estratégica em diversas áreas.

Sobre a Medalha

Baseada na lenda do Negrinho do Pastoreio, do escritor Simões Lopes Neto, a medalha foi criada pelo governador Euclides Triches, por meio do decreto 21.669, de 25 de março de 1972. O reconhecimento é destinado a personalidades que prestaram relevantes serviços de qualquer natureza, em favor da pessoa humana, do Estado ou da Pátria.

Reitor recebeu a Medalha Negrinho do Pastoreio / Foto: Bruno Todeschini

70 anos da PUCRS

Ao completar 70 anos, em 9 de novembro de 2018, a PUCRS se consolida como uma instituição de ensino e pesquisa, qualificada entre as melhores do País e referência em várias especialidades. A primeira universidade marista no mundo, teve origem em 1927, quando Irmão Afonso (Charles Désiré Joseph Herbaux), um religioso de espírito empreendedor e visionário, decidiu criar o Instituto Superior de Comércio. Dessa semente, surgiu o Curso Superior de Administração e Finanças, em 1931, que viria a integrar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com Filosofia, Ciências e Letras, Escola de Serviço Social e Direito, foi conquistada a equiparação de universidade, no ano de 1948. O título de Pontifícia foi outorgado pelo Papa Pio XII em 1950, simbolizando o devotamento à Santa Sé. Acompanhe o histórico e demais atividades comemorativas no hotsite www.pucrs.br/70anos.