PUCRS é pioneira com estudo sobre hidratos de gás no Rio Amazonas

IPR publicou artigo na revista suíça Geosciences sobre formação de gás na Foz do Amazonas

18/04/2019 - 11h28
Luiz Frederico Rodrigues, Geosciences, Instituto de Petróleo e Recursos Naturais, Amazonas, estrato de gás

O estudo que descreve a origem dos gases na foz do rio é o primeiro no mundo. Foto: Arquivo pessoal

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) publicou o artigo Molecular and Isotopic Composition of Hydrate-Bound, Dissolved and Free Gases in the Amazon Deep-Sea Fan and Slope Sediments, Brazil na revista Geosciences, da Suíça. O trabalho descreve o estudo da origem da composição dos gases na Foz do Rio Amazonas, resultado da Missão Tucuxi, uma parceria entre o IPR e a empresa SeaSeep. “Somos os pioneiros a abordar este assunto no meio científico internacional na área. Basicamente, a origem deste gás provém de microrganismos que decompõem a matéria orgânica”, explica Luiz Frederico Rodrigues, pesquisador do Instituto.

O projeto foi realizado em conjunto com a companhia de aquisição de dados de óleo e gás para estudar os hidratos de gás na região. Dois pesquisadores da PUCRS a bordo do navio auxiliaram nas atividades científicas e ensinaram técnicas relacionadas aos compostos. Além de Rodrigues, a equipe da Universidade era composta pelo então diretor do IPR, João Marcelo Ketzer, hoje integrante da Linnaeus University.

Frederico Rodrigues, GeoScientes, Instituto do Petróleo, Rio Amazonas

O nome da missão Tucuxi foi escolhido em referência ao boto que vive tanto em água doce quanto salgada na região do rio. Foto: Arquivo Pessoal

A Missão Tucuxi tem como objetivo amostrar e caracterizar as possíveis áreas contendo hidratos de gás. O nome foi escolhido em referência ao boto que vive tanto em água doce quanto salgada na região do Rio Amazonas. Segundo Rodrigues, o estudo da origem dos gases é muito importante no meio científico, pois além de interesse ambiental, auxilia na compreensão da exploração de potenciais fontes energéticas alternativas no futuro. “Uma dessas fontes é o hidrato de gás, estruturas sólidas (gelo) que contêm uma elevada quantidade de gás armazenada, que poderá ser usado como fonte energética”, aponta.