Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

PUCRS é líder em ensino e pesquisa entre as Campeãs de Inovação

Pesquisa da Revista Amanhã e IXL-Center abrange instituições de ensino da região sul do Brasil

05/09/2017 - 10h00

Campeãs da Inovação,Revista Amanhã,inovaçãoA 14ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação da Revista Amanhã reconheceu a PUCRS como a Instituição de Ensino mais inovadora da região sul do Brasil. O levantamento, que a partir deste ano conta com a categoria Ensino e Pesquisa, voltada para universidades e centros de pesquisa, identifica as 50 companhias que desenvolvem as práticas mais inovadoras e criativas no seu segmento. A partir das respostas de gestores de cerca de 200 companhias ao questionário organizado pela revista e parceiros especialistas em inovação, a Universidade obteve a liderança.

Organizadores da pesquisa

Nesta edição, o projeto ganhou um novo formato, ao adotar o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, em Boston, nos Estados Unidos. O IXL – Center for Innovation, Excellence and Leadership tem foco em práticas de inovação e aceleração de pequenas e médias empresas.

Metodologia

As companhias que figuram entre as 500 maiores empresas da região sul recebem uma carta-convite que dá acesso ao questionário do projeto Campeãs de Inovação. Companhias que não estão presentes no ranking, mas que responderam ao questionário, também puderam participar inscrevendo suas unidades regionais. O questionário, em inglês, tem cerca de 30 questões que, em alguns casos, se desdobram em outras, nas quais os gestores revelam como a companhia trabalhou aspectos como processos, estratégia e recursos voltados à inovação, tendo por base o ano de 2015. Os questionários foram processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos.

Ecossistema de inovação

Para a diretora de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Propesq), professora Gabriela Ferreira, essa colocação é resultado do trabalho que a PUCRS vem fazendo nos últimos anos, ao promover a inovação nas áreas de ensino e pesquisa, bem como a própria estruturação e consolidação de um ecossistema de inovação, representado pelo nosso Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), onde empresa, universidades e governo trabalham de forma conjunta.

As 5 mais inovadoras

Conheça as primeiras Campeãs de Inovação em 2017 na categoria Ensino e Pesquisa, voltada para universidades e centros de pesquisa:

1º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre (RS)
2º Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Caxias do Sul (RS)
3º Universidade Feevale – Novo Hamburgo (RS)
4º Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – São Leopoldo (RS)
5º Instituto Lactec – Curitiba (PR)

 

Compartilhe

Outras notícias Ver todas

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas