PUCRS e HP inauguram modernização do Laboratório de Inovação em Software

Espaço tem como um dos pilares a formação de novos talentos para o mercado

09/10/2019 - 16h47
Inauguração LIS, HP, Laboratório de Inovação de Software

Representantes da HP interagiram com os alunos do LIS / Foto: Bruno Todeschini

Com um conceito mais aberto e com espaços para apresentações e discussões, o Laboratório de Inovação em Software (LIS), em atividade desde 2011, teve sua modernização inaugurada nesta terça-feira, 8 de outubro. O espaço é voltado para ampliação da capacitação e qualificação de alunos de graduação na área de Informática e a preparação para o mercado de trabalho. O LIS, resultado de uma parceria entre a PUCRS e a HP Inc., está localizado no térreo do prédio 32 da Universidade e gerou a contratação de muitos estudantes, como estagiários ou funcionários pela empresa.

O evento de inauguração do novo espaço do LIS contou com a presença da decana da Escola Politécnica, professora Sandra Einloft, de representantes da HP, entre eles o CTO (Chief Technology Officer) da HP e chefe global do HP Labs, Shane Wall, e o gerente dos Programas Educacionais do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil, Alexis Cabeda. Os projetos criados no local foram apresentados aos representantes da HP pelos próprios alunos.

Cabeda destacou que o LIS é uma importante aproximação entre a empresa e os futuros colaboradores. “Um dos pilares dessa parceria entre a PUCRS e a HP é a formação de talentos. Quase 50% dos novos funcionários da empresa no Tecnopuc vêm do laboratório. Quando há uma oportunidade, eles já estão muito mais integrados com a cultura da organização do que um candidato externo”, destacou.

O estudante do 5º semestre de Engenharia em Software, Vinícius Parmeggiani, 21 anos, integra o LIS há quase um ano e aponta que a experiência no laboratório auxilia no conhecimento prático de ferramentas. “Estou participando de um projeto que utiliza inteligência artificial para descrever imagens para pessoas com deficiência visual. A inteligência artificial é uma área que está crescendo cada vez mais, então esse conhecimento é fundamental para minha carreira”, ressaltou Parmeggiani.

Para o decano associado da Escola Politécnica da PUCRS e coordenador do LIS, Prof. Marcelo Yamaguti, o projeto contribui não só para o mercado de trabalho, mas também para a formação pessoal dos alunos. “O LIS não se resume apenas à tecnologia, mas também ao uso de métodos e ferramentas em projetos de desenvolvimento de software, que permitem o crescimento de habilidades não-técnicas, como trabalho em equipe, comunicação e pró-atividade, que são importantes na carreira profissional destes alunos”, aponta Yamaguti.

O conceito
O Laboratório de Inovação em Software envolve o estudo e aplicação de métodos, ferramentas e tecnologias inovadoras de tecnologia da informação, complementando os conteúdos abordados nos cursos de graduação. O projeto foi inaugurado em 2011, dentro de um convênio entre a PUCRS e a HP Inc. Desde então, já passaram pelo LIS mais de 110 alunos e a maioria foi contratada como estagiário ou funcionários da HP.