PUCRS e Governo firmam parceria para projetos de pesquisa em Governança de TIC

Termo de cooperação foi assinado na sexta, dia 18

21/09/2015 - 15h01

A PUCRS, a Secretaria Geral de Governo (SGG) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) assinaram na sexta-feira, 18 de setembro, um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Participaram o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, o secretário-geral adjunto da SGG, Josué Barbosa, e o presidente da Procergs, Antonio Ramos Gomes, entre outros integrantes do projeto. A proposta é trabalhar na capacitação de gestores de TI das diversas unidades do Executivo do RS para o desenvolvimento da TIC na administração pública, buscando a melhoria dos processos organizacionais e a excelência nos serviços prestados ao cidadão.

Caberá à Universidade, por meio do Grupo de Estudos em Gestão e Governança de TI (GGTI), prestar assessoria no desenvolvimento do Modelo de Governança do Estado. Segundo a coordenadora do Grupo, professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Edimara Mezzomo Luciano, será possível aplicar o conhecimento acumulado dos membros do GGTI em oito anos de pesquisas na área. “É motivo de orgulho ao GGTI ter sido convidado para assessorar a equipe do Comitê de Governança de TIC do Estado do RS (CGTIC/RS) a definir como as decisões sobre TIC serão tomadas no RS nos próximos anos. Aliando a pesquisa ao Ensino, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação terão a oportunidade de coletar dados para o desenvolvimento dos seus trabalhos acadêmicos”, destaca.

A SGG aplicará os conhecimentos na adoção de estrutura e sistemática de Governança de TIC na administração pública estadual, enquanto que a Procergs colaborará no projeto com sua expertise na aplicação e implementação de soluções tecnológicas e na gestão de TIC dos órgãos do governo do Estado.