PUCRS é a melhor instituição privada do RS em ranking internacional

Resultado do Times Higher Education mundial foi divulgado nesta terça-feira, 5 de setembro

05/09/2017 - 17h36

times higher education, américa latina, ranking, latin americaA PUCRS é a única universidade privada do RS a figurar entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (THE), divulgado nesta terça-feira, 5 de setembro. Apenas 32 instituições brasileiras figuram no levantamento, que avaliou as seguintes dimensões: desempenho nos segmentos de ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume e reputação), citações (artigos acadêmicos), transferência de conhecimento e internacionalização (estudantes, professores e pesquisas). Os destaques na avaliação da Universidade foram os itens transferência de conhecimento, internacionalização e citações. O grupo que compõe o ranking THE é considerado a elite acadêmica, já que representa aproximadamente 5% do total mundial de instituições de ensino superior.

Para a Pró-Reitora Acadêmica, professora Mágda Cunha, esse resultado é muito relevante, pois contempla indicadores capazes de evidenciar a excelência acadêmica da PUCRS. “Consideramos fundamentais as avaliações externas porque medem, por intermédio de metodologias criteriosas, o desempenho das instituições. No caso da PUCRS, o destaque para a qualificação do corpo docente valoriza e reconhece agentes fundamentais no processo acadêmico. Evidencia também os esforços que a Universidade tem feito no desenvolvimento docente”, avalia.

Outros fatores que contribuíram para este importante reconhecimento foi a implantação do novo modelo de gestão da PUCRS, desde 2015, que organiza a instituição em Escolas. Esta é uma resposta à busca contínua de excelência acadêmica a partir das dimensões de interdisciplinaridade, inovação e internacionalização.  Além disso, há a infraestrutura diferenciada oferecida aos estudantes, docentes e pesquisadores, que possibilita espaços e oportunidades de aprendizagem significativas.

Pesquisas, saúde e responsabilidade social

Ao todo, são mais de 570 estruturas de pesquisa (entre grupos, núcleos, laboratórios, centros e institutos de pesquisa), que desenvolvem aproximadamente 2.000 projetos de pesquisa, sendo mais de 170 destes com parcerias internacionais. Outros destaques são o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), eleito três vezes o melhor do Brasil; a Biblioteca Central Ir. José Otão, uma das mais avançadas da América Latina; e o Museu de Ciências e Tecnologia, que também recebe destaque nacional e internacional. No campo da saúde, há o Hospital São Lucas, um dos maiores do Estado, e o Instituto do Cérebro do RS, que alia pesquisa e tecnologia de ponta no campo da neurociência. Já na área de extensão, a PUCRS proporcionou mais de 425 mil atendimentos em 2016 em áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Cidadania, Cultura, entre outras, destacadas no Relatório Social.

QS World University Ranking 2018

A PUCRS é única universidade privada da região sul do Brasil a constar na lista do QS World University Ranking 2018divulgado em junho. De acordo com o ranking, também ocupa a 3ª posição entre as privadas no Brasil e está em 13º lugar entre todas as instituições, incluindo as públicas. Publicado anualmente, o ranking da consultoria britânica QS contempla mais de 950 instituições em todo o mundo, baseando-se em cinco indicadores: reputação acadêmica (40% da nota), o prestígio entre os recrutadores (10% da nota), a proporção de professores por aluno (20% da nota), número de citações de pesquisas (20% da nota) e a internacionalização (10% da nota).