PUCRS e Agenda 20/20 firmam convênio inédito

Universidade é a primeira Instituição de Ensino Superior a aderir ao movimento voltado ao desenvolvimento do RS

10/05/2018 - 17h35
Assinatura Convênio Agenda 2020

Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS é primeira universidade a aderir ao movimento Agenda 20/20, que tem como propósito transformar o Rio Grande do Sul no melhor Estado para viver e trabalhar. O convênio foi assinado nesta quinta-feira, 10 de maio, no Salão Nobre da Reitoria, pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira e o empresário Humberto Busnello, presidente do Conselho de Administração da Polo RS – Agência de Desenvolvimento, à qual está vinculada a Agenda 20/20. O documento formaliza a aproximação entre os dois agentes para a criação de propostas e soluções para o RS.

O ingresso de uma instituição acadêmica na Agenda 20/20 era um projeto antigo, de acordo com o presidente Busnello. “Sentíamos falta de uma universidade em nosso movimento, pois consideramos fundamental o papel da educação para o desenvolvimento do Estado, tanto que esse é um item dos nossos fóruns temáticos”, afirmou. De acordo com o empresário, o movimento conta com mais de 180 entidades mobilizadas em pensar o futuro do RS. Ele ainda informou que em 2018 será elaborado um caderno de propostas para o Estado, como resultado de dez encontros regionais, incluindo Porto Alegre. O conteúdo será entregue aos candidatos a governador e aos representantes eleitos para a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional.

Contribuição acadêmica ao debate

O reitor destacou a necessidade de se criar uma força-tarefa para recuperar os últimos 40 anos em que o RS enfrentou grandes dificuldades. “Líderes da sociedade civil, das universidades, do Poder Público e empresariado devem somar esforços para promover o Rio Grande do Sul que se deseja deixar para filhos e netos. Nesse sentido, nossa Universidade está aberta a contribuir com sua essência, oferecendo as ferramentas epistemológicas necessárias”, assegurou. Ele complementou informando que as prioridades da Agenda 20/20 estão alinhadas ao posicionamento institucional da PUCRS, que é Inovação e Desenvolvimento.

Assinatura Convênio Agenda 2020

Humberto Busnello, à esquerda, com o Ir. Evilázio Teixeira
Foto: Bruno Todeschini

Responsável pela articulação entre a Agenda e a PUCRS, o professor Milton Stella, da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, sinalizou com a possibilidade de, a partir deste convênio, trazer os fóruns temáticos para dentro da PUCRS, envolvendo professores, pesquisadores e estudantes no debate. “Nossos especialistas poderão contribuir com os fóruns, assim como nossos estudantes. Com isso, estimulamos a participação dos jovens, para o engajamento nas necessidades do nosso Estado”, frisou o diretor Administrativo de Qualidade de Serviços e Operações.

Estiveram presentes também na atividade o vice-reitor Jaderson Costa da Costa, o pró-reitor de Administração e Finanças Alam Casartelli, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Carla Bonan, o diretor Administrativo-Financeiro Mauricio Testa, o diretor executivo da Agenda 20/20 Valdir Bianchessi Júnior e conselheiro da Agenda 20/20 Daniel Santoro.

Sobre a Agenda 20/20

Criada no ano de 2006, a Agenda 20/20 está vinculada à Polo RS – Agência de Desenvolvimento. À época, o objetivo era traçar rumos de desenvolvimento para serem adotados pela iniciativa privada e poder público até 2020, independentemente de partidos políticos que estiverem à frente do governo. Com o tempo, o foco foi direcionado a pensar o RS para os próximos 20 anos. O movimento visa transformar a realidade do Rio Grande do Sul por intermédio da informação qualificada, da mobilização dos diversos agentes da sociedade e da ação conjunta voltada para o bem comum.


Leia Mais Veja todas