PsiCOVIDa lança cartilha de combate à Covid-19 para idosos

Pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos são principal grupo de risco do coronavírus

05/05/2020 - 11h46
PsiCOVIDa lança cartilha de combato à Covid-19 para idosos - Pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos são principal grupo de risco do coronavírus

Foto: Shutter Stock

Produzida pela força-tarefa PsiCOVIDa, a Cartilha de enfrentamento do coronavírus para idosos(as) reúne informações importantes sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na vida de pessoas idosas. O material foi organizado por Tatiana Quarti Irigaray, pesquisadora e professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e decana associada da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, com apuração conjunta de outros(as) profissionais da área da saúde.

“Trabalho com o tema de envelhecimento nas minhas pesquisas e também atendo muitos idosos no consultório. Foi assim que surgiu a ideia”, conta Tatiana. A pandemia está associada a uma mortalidade relativamente maior entre idosos. Os órgãos oficiais de saúde têm aconselhado essas pessoas a terem mais cuidados. Porém, essas situações causam preocupações em boa parte dessa população. 

“Muitos deles dependem de outras pessoas para auxílio em atividades diárias e o distanciamento social faz com que se sintam ainda mais isolados, especialmente aqueles que não têm acesso ou não dominam muito as tecnologias e a internet. Além disso, o isolamento social coloca os idosos em maior risco de depressão e ansiedade”, explica a pesquisadora. 

Como funciona a cartilha  

O material apresenta dicas, recomendações e estratégias para enfrentar esse momento de pandemia. Para facilitar a leitura, a cartilha foi dividida em tópicos sobre as formas que o coronavírus pode impactar a vida das pessoas idosas: 

  • Como idosos podem identificar sintomas de depressão e ansiedade;  
  • Como e onde buscar ajudar se for necessário; 
  • Exercícios de meditação, com passo a passo; 
  • O que pode ser feito em casa com uso de internet e sem internet, com a descrição de exercícios 
    para melhorar a memória, estimular a criatividade, interagir com amigos e familiares e para manter o bem-estar social;
  • Como cuidar da alimentação na pandemia e higienizar as compras; 
  • Como organizar a medicação; 
  • Como manter a saúde bucal;  
  • Como se manter ativo, apresentando vídeos de três treinos que podem ser realizados em casa; 
  • Como evitar quedas em casa;  
  • E comportamentos que precisam ser evitados durante a pandemia. 

A ideia é que essas orientações possam auxiliar no manejo dos sintomas de solidão e outros sentimentos que possam surgir nesse período. Além disso, ajuda idosos(as) a se manterem cognitivamente e fisicamente ativos e com bem-estar psicológico. 

Para ler em outros idiomas 

PsiCOVIDa lança cartilha de combato à Covid-19 para idosos - Pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos são principal grupo de risco do coronavírus

Foto: Shutter Stock

A Cartilha foi traduzida para o inglês e para o espanhol. Uma segunda cartilha para idosos(as) será disponibilizada pela EdiPUCRS em breve, com dicas, orientações e exercícios sobre:  

  • Autoestima e saúde bucal;  
  • Como enfrentar o isolamento com seu amigo pet (animal de estimação);  
  • Exercícios físicos para fazer na quarentena;  
  • O papel da gratidão, esperança e otimismo em idosos;  
  • Porque os idosos são especiais e importantes e devem se cuidar; 
  • E orientações para os cuidadores de idosos na pandemia. 

Sobre a pesquisadora 

Além de pesquisadora, a decana Tatiana Quarti Irigaray é professora especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia. Também é Coordenadora do Grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Homem-Animal (ARIHA), e do Projeto de cooperação Biopsychosocial aspects related to the individual’s health in adult life, no Programa Institucional de Internacionalização da PUCRS (CAPES-PrInt). 

Leia também: PsiCOVIDa: conhecimento científico a favor do bem-estar 


Leia Mais Veja todas