Projeto propõe solução visando moda sustentável e autoconhecimento

Iniciativa oferece consultoria e curadoria de brechós e foi um dos destaques do Torneio Empreendedor 2019

18/02/2020 - 15h40
moda sustentável

Participantes do Völva durante mentoria no Torneio Empreendedor / Foto: Diego Furtado

Proporcionar uma consultoria de imagem baseada na análise holística e na moda sustentável. Através desse propósito, o projeto Völva busca atuar como uma solução para o acúmulo e desperdício de roupas, além de tornar-se uma ponte para o autoconhecimento feminino. “Sabíamos que não queríamos apenas abrir um brechó e vender roupas usadas. Desde 2013 estamos envolvidas com a moda sustentável, então desenvolvemos o projeto com a vontade de compartilhar saberes que a gente veio adquirindo e estudando ao longo desses sete anos. Buscamos mostrar que a moda vai muito além de fatores externos”, ressalta a publicitária Luany Lanzarini, alumni da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e uma das responsáveis pela Völva. Além dela, a equipe do projeto conta com a administradora Carolina Silveira e a estudante de Artes Visuais Milena Oliveira.

A ideia foi um dos destaques do Torneio Empreendedor 2019, realizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear). Durante o Torneio, os participantes foram estimulados a desenvolver projetos de impacto social, recebendo o acompanhamento de mentores parceiros do Idear. “A experiência foi transformadora. Tínhamos uma ideia preestabelecida, um formato de brechó que já havíamos tentado montar em 2014, mas queríamos algo novo. Então entramos no Torneio com a mente aberta e foi durante as conversas com os mentores que a gente começou a ter o norte do negócio”, conta Luany.

Entre os próximos passos da Völva, além de seguir participando dos programas de mentoria oferecidos pela PUCRS, estão a criação de um aplicativo e a formação de parcerias para a montagem de estoques. Luany destaca em Porto Alegre cerca de 120 brechós voltados ao público adulto estão cadastrados na plataforma de buscas do Google, de acordo com o levantamento da equipe responsável pela Völva. “Nosso principal objetivo é facilitar a escolha por roupas de brechós e ainda abrir um espaço de conversa com cada mulher, trazendo assuntos como consumo responsável e ferramentas de autoconhecimento como a escrita”, aponta a alumni da Famecos. O projeto ainda desenvolverá um modelo de acompanhamento com a proposta de fazer garimpos e montar uma mala com peças alinhadas ao estilo de cada cliente.

Sobre o Torneio Empreendedor

Realizado pela PUCRS desde 2007, proporciona, com acompanhamento de mentores parceiros do Idear, a proposta de colocar a ideia que pode se tornar um grande negócio em contato com o mercado. E, por meio de metodologias e acompanhamento personalizado, dar forma a projetos viáveis, independente do estágio em que eles estiverem.