Projeto Pet Terapia beneficia pacientes

Vira-lata Buzz interage com crianças internadas no Hospital São Lucas

21/07/2017 - 14h21
Projeto Pet Terapia

Foto: Camila Cunha

– Eu queria ter um Buzz!

A paciente Luísa Rebeca Sotelo, 10 anos, sonha em ganhar um cachorro. No Hospital São Lucas para tratamento de quimioterapia na luta contra a leucemia, a menina se encantou com o vira-lata do projeto Pet Terapia e acompanhou o animal até a saída do prédio. A mãe, Lidiane Nogueira, prometeu dar um cachorro de presente para a filha até o final do ano.

A iniciativa foi lançada nessa quinta-feira, dia 20 de julho, pelo Serviço de Recreação. As crianças liberadas pelos pediatras, suas mães e demais acompanhantes passaram por momentos de descontração nos 40 minutos em que Buzz esteve no hospital. Ao comando do adestrador Jone Cardoso – e, em seguida, dos pacientes –, o cachorro subiu e desceu de um pufe, rolou pelo chão, posou para fotos, passeou, deu a pata, rezou e fez contas (cada latido valia um número). Faz uns dois meses, aprendeu a limpar o nariz. “De novo”, pedia a cada momento o pequeno João, um dos mais entusiasmados com a novidade.

Juliana Pierdoná, pedagoga do Serviço de Recreação, aposta nos benefícios da Pet Terapia na recuperação dos internados. Por uma semana antes da chegada de Buzz, se envolveram com a organização do espaço. Encheram balões e pintaram ossinhos de papel para receber o cão. Segundo ela, música, brincadeiras e a presença de um animal proporcionam períodos de alegria e relaxamento. “Muitos voltam ao hospital quando adultos e relembram desses instantes em que puderam viver e ser criança.”

Visitas mensais

O projeto Pet Terapia ocorrerá uma vez por mês no São Lucas, na penúltima quarta-feira. A iniciativa tem  parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), que acompanha esse trabalho em outros hospitais, e a empresa Hercosul, responsável pela vacinação e controle de infecções de Buzz.

A coordenadora do Núcleo de Atenção ao Paciente do ICI, pedagoga Mônica Gottardi, já testemunhou os ganhos para pacientes, familiares e equipes assistenciais com a presença de Buzz. “As crianças mais introvertidas passam a se mexer. As que têm necessidades especiais também interagem. E todas ficam dispostas”, relata.

O grande personagem

Aos 10 anos, o vira-lata Buzz é astro de comerciais. Com a saúde em dia, participa de atividades em hospitais desde 2015. Mora com o adestrador Jone Cardoso.

 


Leia Mais Veja todas