Profissionais do Tecnopuc são reconhecidos internacionalmente

Elizabeth Ritter dos Santos e Rafael Prikladnicki receberam destaque no mês de julho

19/07/2018 - 08h38
rafael prikladnicki,elizabeth ritter,tecnopuc

Prikladnicki e Elizabeth Ritter / Foto: Camila Dilélio

A especialista na área de Transferência de Tecnologia Elizabeth Ritter dos Santos e o diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Rafael Prikladnicki, receberam reconhecimentos internacionais inéditos no Brasil. Com ampla experiência na área de propriedade intelectual, Elizabeth foi certificada pela Aliança de Profissionais de Transferência de Tecnologia (ATTP), com o título de Registered Technology Transfer Professional, o qual credencia profissionais com destacada atuação na área em mais de 60 países. Prikladnicki foi reconhecido como pesquisador sênior destaque 2018 pela Software Startups Global Research Network, rede mundial que estuda aspectos relacionados a startups de software do ponto de vista científico. A divulgação dos resultados foi feita neste mês, por meio de comunicados das próprias entidades.

Elizabeth foi pioneira no Brasil, desenvolvendo procedimentos ligados à gestão de Transferência de Tecnologia em universidades desde 1997, quando iniciou atividades nessa área na UFRGS. A pesquisadora participou da criação da Lei Nacional de Inovação 10.973, de 2004. Hoje em dia a área de Transferência de Tecnologia é um diferencial nas universidades, pois protege o conhecimento gerado e sua transferência para a sociedade. Elizabeth, que também é docente da Escola de Negócios da PUCRS, foi a primeira latino-americana a ser credenciada pela ATTP.

A atuação de Prikladnicki teve destaque pelo pioneirismo em pesquisas científicas desenvolvidas na PUCRS, desde 2016, sobre o comportamento de startups de software e a relevância das ações desenvolvidas pelo ecossistema de inovação da Universidade neste contexto. Atualmente, o grupo que atua nesta área no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica, inclui dois alunos de doutorado e um de mestrado. Nos últimos anos, envolveu colaboração de pesquisadores e outros alunos de pós-graduação da Finlândia, Noruega, Itália e Brasil. A Software Startup Research Network foi criada há três anos, na Finlândia, e conta com dezenas de membros ao redor do mundo, entre eles quatro representantes da PUCRS.


Leia Mais Veja todas