Professores são nomeados coordenadores pela Capes

Docentes participarão das áreas de filosofia, ensino, direito e ciência da computação

10/05/2018 - 14h53

2016_11_30-portico(brunotodeschini)Quatro professores da PUCRS foram indicados para atuarem como coordenadores de áreas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram nomeados: coordenador da área de Filosofia, Nythamar de Oliveira, da Escola de Humanidades; coordenador adjunto da área de Ensino, Maurivan Ramos, da Escola de Ciências; coordenador adjunto da área de Direito, Ingo Sarlet, da Escola de Direito, e coordenador adjunto do Mestrado Profissional na área de Ciência da Computação, Avelino Zorzo, da Escola Politécnica.

Segundo o diretor de Pós-Graduação da Universidade, Christian Haag Kristensen, a nomeação indica o alto grau de representatividade destes professores junto à comunidade científica. “É o reconhecimento não apenas de uma trajetória acadêmica alicerçada na expressiva produção científica e na formação de recursos humanos, mas também do empenho destes colegas no avanço e na qualificação de sua área. Em termos institucionais, indica também o reconhecimento da qualidade dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS, muitos dos quais elencados entre os melhores do país”, comenta.

Atuações dos coordenadores

Cada uma das 49 áreas possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de mestrado profissional. Os representantes terão mandato de quatro anos, com encerramento em 2022.

Durante a seleção dos coordenadores, cada programa de pós-graduação indicou cinco nomes usando o sistema da Plataforma Sucupira em dezembro de 2017. Em seguida, a Diretoria de Avaliação da Capes elaborou relatórios contendo as indicações, a manifestação individual de aceite do candidato e a apresentação de um plano de atividades. O Conselho Superior da CAPES recebeu e analisou os dados e submeteu uma lista tríplice à Presidência da fundação, que emitiu o parecer final.

Os coordenadores de área são consultores que supervisionam, planejam e executam as atividades de suas áreas junto à CAPES, inclusas as ações relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Dentre os 24 membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), 18 são coordenadores de área. O Conselho delibera em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.