Professores da PUCRS organizam cursos e mestrado em Angola

PPGs da Escola de Humanidades oferecem apoio ao Instituto Superior Politécnico Sol Nascente

25/11/2019 - 08h37
revista_PUCRS

Foto: Arquivo pessoal

Um país rico em recursos naturais, com grandes reservas de minerais e de petróleo, e alta concentração de renda, mas sofre com os efeitos de guerras que, juntas, duraram mais de 40 anos. A guerra civil, travada entre o Movimento Popular de Libertação de Angola e a União Nacional para a Independência Total de Angola, de 1975 a 2002, e a guerra de libertação do país, de 61 a 74, deixaram marcas. Produziram uma fortíssima migração no sentido rural-urbano, além de terem acarretado a um forte armamento. O resultado é uma concentração populacional na grande Luanda, com o aumento de favelas, as chamadas de musseques, e problemas de infraestrutura urbana.

A educação é ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico, social e político de um país, para a garantia de liberdades e respeito às diversidades. A PUCRS vem realizando uma importante parceria com Huambo, no país africano, com foco em  formação e instrumentalização de professores para produção e disseminação de conhecimento.

Leia a reportagem completa na Revista PUCRS.