Professor Lamartine Pereira da Costa recebe Honoris Causa

Protagonista de grandes momentos do esporte, é um dos grandes nomes da Educação Física nacional

29/04/2019 - 07h30
Foto: Camila Cunha

Foto: Camila Cunha

A PUCRS entrega o título de Doutor Honoris Causa ao professor Lamartine Pereira da Costa, um dos grandes nomes da Educação Física nacional, nesta segunda-feira (29 de abril), às 10h30min, no auditório do prédio 9. Graduado em Educação Física e Ciências Navais, tem doutorado em Filosofia e livre docência em Gestão do Esporte. Foi protagonista na Ciência do Treinamento Esportivo nos anos 1960, contribuindo para a conquista da Seleção Brasileira do tricampeonato na Copa do Mundo de Futebol no México em 1970, sendo o responsável pelo planejamento do treinamento em altitude. O professor da Escola de Ciências da Saúde Nelson Todt destaca a capacidade de inserção internacional de Lamartine da Costa e seu pioneiro reconhecimento no exterior. “A culminância desse trabalho em conjunto com especialistas estrangeiros antecipou e estimulou a criação dos laboratórios de fisiologia do exercício no Brasil nos anos 1970.”

Todt revela que os atos de reinvenção da Educação Física, do esporte e do lazer, promovidos pelo professor e associados nas décadas de 1960 e 1970, assumiram um sentido de linha de pesquisa de modo similar ao modelo então adotado e até hoje em vigor pelo Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq. “Trouxeram um significado de continuidade, característico do fazer científico tradicional e posteriormente fator de busca dos cursos e programas de pós-graduação em Ciências do Esporte e de Educação Física surgidos a partir da década de 1980 no País”, informa.

A campanha Esporte para Todos, originalmente proposta pela União Europeia e pela Unesco, teve no Brasil a liderança do professor. “Tratava-se na oportunidade, nos anos 1980, de reduzir o sentido seletivo do esporte de alta competição em favor de versões mais acessíveis de práticas de atividades físicas por qualquer pessoa”, afirma Todt. Em 1999, a Unesco e o Comitê Olímpico Internacional encomendaram a Lamartine da Costa um levantamento nos cinco continentes sobre o estado da arte daquela atividade esportiva renovadora.

Nos anos 1990 e nas primeiras décadas de 2000, o professor trabalhou a temática de Estudos Olímpicos, de natureza multidisciplinar, com foco no esporte.

Professor colaborador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Lamartine da Costa também atuou na Universidade Gama Filho, Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo. Membro do Conselho de Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne (Suíça), de 2001 a 2008, e do World Anti-Doping Agency (Wada)-Montreal, de 2000 a 2008, também presidiu a Academia Olímpica Brasileira/COB, de 1991 a 1998.

A proposição do nome partiu do curso de Educação Física, da Escola de Ciências da Saúde. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS e membro correspondente da América do Sul do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, Todt fará a leitura do texto em homenagem a Lamartine da Costa. Em 2011, o curso de Educação Física propôs o título de Honoris Causa ao professor Eduardo De Rose.

Será o primeiro reconhecimento desse tipo que Lamartine da Costa receberá. Todt comenta que por muito tempo ele foi avesso a homenagens como essa. “Mais recentemente mudou de opinião, pois entende que seus méritos são frutos de iniciativas colaborativas e, dessa forma, ele se sente compartilhando todas as honras. Ele também menciona: ‘Sem citação do passado o presente acadêmico não se impõe!’”, explica.


Leia Mais Veja todas