Professor Fernando José de Almeida Catroga receberá título Honoris Causa

Solenidade ocorre no dia 22 de outubro, durante 10º Congresso Internacional de Ciências Criminais

10/10/2019 - 16h38

Honoris CausaA solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor Fernando José de Almeida Catroga ocorre no dia 22 de outubro, às 10h30min, no teatro do prédio 40 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS). A homenagem será prestada durante o 10º Congresso Internacional de Ciências Criminais – Memória e Ciências Criminais e 19º Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais do ITEC-RS. Professor catedrático da Universidade de Coimbra e com obras traduzidas para vários idiomas, se aposentou em 2015, tendo atuado nas áreas de História das Ideias e História da Cultura, com obras traduzidas em várias línguas. Na PUCRS, participou de conferências e colaborou com o desenvolvimento inicial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais, no qual ministrou disciplinas, assim como no Pós em História.

Proposta pela Escola de Direito, a homenagem é concedida a personalidades que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Saiba mais sobre Catroga

Fernando José de Almeida Catroga nasceu em S. Miguel do Rio Torto, Abrantes, distrito de Santarém (Portugal), em 30 de julho de 1945. Em 1964-1965, ingressou no Instituto Superior de Econômicas e Financeiras (Universidade Técnica de Lisboa). Porém, em seguida, ingressou no Curso de Filosofia. Em 1974, foi contratado como assistente do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 1988, apresentou à Faculdade de Letras da instituição a sua tese de doutorado em História Moderna e Contemporânea sobre o tema A Militância Laica e a Descristianização da Morte em Portugal (1865-1911). Em 1990, foi aprovado, por unanimidade, no concurso para professor associado, conquistando a nomeação definitiva em 1995.

Nesse longo percurso, regeu múltiplas disciplinas, destacando-se Epistemologia das Ciências Humanas, História da Educação, História dos Movimentos Ideológicos em Portugal, História da Cultura Portuguesa, Teoria da História, Gênese e Ideia de Nação. Membro da Comissão Nacional Consultiva para as Comemorações do Centenário da República (que funcionou junto à Presidência do Conselho de Ministros até julho de 2011). Também foi membro da Comissão Científica do Congresso “Outras Vozes da República”, organizado pelo Museu da Presidência da República.

Em 1998, foi condecorado pelo Presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, com a Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal, por méritos científicos. Em 2001, recebeu a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo. Desde 2017, é Acadêmico de Mérito da Academia Portuguesa de História.