Primeiro dia do seminário sobre Amazônia destaca pontos sensíveis

O evento tem continuidade nesta terça-feira, dia 19, das 8h30min às 12h, na Escola de Direito.

18/09/2017 - 19h09

amazônia, exército

Foto: Bruno Todeschini

Nesta manhã desta segunda-feira (18) iniciaram as principais discussões do Seminário Amazônia Brasileira – Problemas e Soluções. Na abertura do evento, o Vice-Reitor da PUCRS, Jaderson Costa, que destacou a intensa ligação da universidade com a região por meio do projeto Missão Amazônia. “Este seminário pretende promover um maior acesso a informações para unirmos forças e encontrarmos soluções”, enfatiza. Já o comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol, comentou o aumento da degradação do meio ambiente decorrente da exploração de estrangeiros por matérias-primas. “Existe uma omissão por parte dos órgãos públicos e são necessárias mudanças na legislação que ainda é permissiva quanto às explorações de formas irregulares”, reforça.

Na primeira palestra, o General de Exército Geraldo Antônio Miotto, atual Comandante Militar da Amazônia (CMA), lembrou que são 30 mil militares presentes na Amazônia. “Existem muitos interesses devido à reserva hidroelétrica, ao banco genético, ao carbono, entre outros fatores. Além da Bacia Amazônica, onde concentra um quinto de água doce do planeta”, enfatiza. O general também contextualizou as várias “Amazônias” com as suas várias realidades, em alguns casos, de desmatamento grave.

O Seminário, que é gratuito e aberto ao público, continua nesta terça, dia 19. A incitativa é promovida pela Escola de Direito da PUCRS e o Exército do Brasil. O Seminário é das 8h30min às 12h no auditório da Escola de Direito, prédio 11 do Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).