Primeira dupla titulação de Gerontologia Biomédica ocorre na Holanda

Universidade de Groningen e PUCRS foram as instituições que a alumni Paula Feltes realizou o doutorado

13/02/2019 - 14h06
foto da alumni se formando na universidade da holanda

Paula na defesa do doutorado na University Medical Center Groningen / Foto: Arquivo pessoal

Desde pequena Paula Kopschina Feltes costumava dizer que queria ser Ph.D. antes de chegar aos 30. Em julho de 2018, aos 29 anos, defendeu o doutorado em cotutela na University Medical Center Groningen, na Holanda, e recebeu o sonhado título em cerimônia solene. Formada em Farmácia pela PUCRS em 2011, representa a primeira dupla diplomação do Programa de Pós-Graduação de Gerontologia Biomédica em uma universidade estrangeira e inicia carreira no exterior.

Em quatro anos, realizou dois cursos completos de doutoramento. Por dois anos e meio, conduziu experimentos na Universidade de Groningen, conhecida por formar pesquisadores independentes. O restante do tempo cursou na PUCRS. Com a tese The two sides of the coin of psychosocial stress: evaluation by positron emission tomography, verificou a associação entre estresse psicossocial, neuroinflamação, metabolismo cerebral e comportamento depressivo. A oportunidade surgiu com o programa de colaboração internacional Abel Tasman Talent Program Scholarship.

Saiba mais na Edição 188 da Revista PUCRS.