Prêmio SET Universitário reconhece trabalhos de estudantes de comunicação

31ª edição do evento mais tradicional do Brasil na área se encerrou nesta quarta-feira, 3 de outubro*

04/10/2018 - 19h30
SET Universitário,Prêmio SET,Famecos,31º SET Universitário

Vencedores do 31º Prêmio SET comemoram no Centro de Eventos da Universidade/ Foto: Isabel Becker/Famecos/PUCRS

31º SET Universitário, promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, foi encerrado nesta quarta-feira, 3 de outubro, após três dias de intensa programação, com oficinas, palestra, visitas a empresas de comunicação e muita integração entre estudantes e profissionais do mercado. O desfecho ocorreu no Centro de Eventos da PUCRS, no prédio 41 da Universidade, com a entrega do Prêmio SET, competição de trabalhos universitários voltada a estudantes de todo o Brasil.  Neste ano, houve 740 trabalhos inscritos – individualmente ou em grupos – em 44 categorias. Ao todo, 3.000 mil alunos estavam concorrendo aos troféus, após suas produções serem avaliadas por 350 jurados. A lista de vencedores está disponível no site do SET. A organização contou com o apoio de mais de 70 alunos como monitores.

Confira todas as notícias sobre 31º SET Universitário

Imersão em empresas de comunicação

Experiências de imersão no mercado foram vividas pelos estudantes que se inscreveram para visitar empresas de comunicação em Porto Alegre. No dia 1º de outubro, alunos da PUCRS e da PUC-SP visitaram a RBS TV para a oficina de Jornalismo Investigativo, ministrada pelos jornalistas Anderson Vargas, Giovani Grizotti e Fábio Almeida. Temas como câmera escondida, importância da apuração e de manter o contato com as fontes foram abordados pelos profissionais. À tarde, houve uma visita ao SBT RS, tendo Danilo Teixeira, chefe de jornalismo da emissora como guia. O funcionamento do canal, jornalismo, números do Ibope, reportagem e um bate papo com os jornalistas Felipe Vieira e Luciane Colme fizeram parte da dinâmica. Já no dia 2, terça-feira, os alunos da Famecos visitaram a sede da TV Bandeirantes. As oficinas, ministradas por estagiários e profissionais da própria Band, iniciaram às 14h30min e contaram com a presença de universitários de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Escola.

Oficinas no Campus

SET Universitário,Prêmio SET,Famecos,31º SET Universitário

Noite de entrega do Prêmio SET lotou o auditório com estudantes de diversas instituições / Foto: Nicolas Chidem/Famcos/PUCRS

O SET contou com mais de 60 oficinas e 81 oficineiros. Grande parte delas aconteceu no prédio 7 do Campus, além do Escritório de Carreiras da Universidade. Comunicação organizacional, o funcionamento do festival Pepsi Twist Land, Slam Poetry, inovação, exibição de curta metragem, jornalismo esportivo e desenvolvimento de jogos foram alguns tópicos abordados. Criação e produção coletiva no cinema, planejamento em publicidade e fotografia também foram assuntos que atraíram muitos estudantes.

Ao vivo, direto da Famecos

Outro destaque da programação foram as transmissões ao vivo no saguão da Famecos dos programas da Rádio Guaíba Ganhando o Jogo – sobre debates esportivos, informações, assuntos gerais e devaneios aleatórios sobre futebol – e Esfera Pública – sobre política e atualidades. Participaram os comunicadores Luís Magno, Juremir Machado da Silva, Carlos Guimarães, Cristiano Silva, Cristiano Oliveira, Gutieri Sanchez, José Aldo Pinheiro e os convidados professores André Pase e Fábian Chelkanoff.

A 31ª edição do SET Universitário contou com o patrocínio do Grupo RBS, 99 e Youcom. Para 2019, as datas já foram definidas: 16, 17 e 18 de setembro.

* Com informações de Lourenço Marchesan, Flávia Pereira, Janaína Rauber, Marina Vasconcellos, Rafaela Pfeifer, Gabriel Salazar, e Mariane Castilhos.