PUCRS é a Universidade do Ano entre as instituições privadas

Concebido pelo Guia do Estudante, o prêmio avaliou 694 instituições privadas do Brasil

05/12/2018 - 18h06

prêmio melhores universidades, guia do estudantePela segunda vez consecutiva, a PUCRS é a vencedora do Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante 2018 na categoria Universidade do Ano – instituições privadas. Divulgado nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, o ranking contou com a avaliação de 694 instituições privadas que tiveram pelo menos cinco cursos avaliados. O Guia do Estudante Abril aponta quais são as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil.

Outra honraria para a PUCRS foi ser considerada a melhor do país na categoria Melhores por Área de Conhecimento – Saúde e Bem-Estar (instituições privadas). A Universidade teve avaliados os cursos de Educação Física, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Com isso, a pontuação final ficou em 77,78, a maior de todas as escolas que oferecem cursos nesta área.

“Nos últimos anos, a Universidade vem investindo em uma série de iniciativas que chamamos de PUCRS 360°. Esse movimento de transformação vai ao encontro da melhoria continua dos nossos resultados e, ao mesmo tempo, de uma formação integral aos nossos estudantes, que compreende uma trajetória acadêmica aberta, aprender diferente, educação integral e campus repensado; além de estimular o empreendedorismo e a inovação”, celebra o Ir. Manuir Mentges, pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS.

CONFIRA: Guia do Estudante elege 46 cursos da PUCRS com as melhores notas

Na publicação do Guia do Estudante foi descrito que: “A PUCRS, que conta com cerca de 25 mil alunos em seus 56 cursos de graduação oferecidos em Porto Alegre, completou 70 anos de fundação em 2018. O marco acontece em pleno período de atualização da instituição, que tem investido em mudanças no seu modelo de ensino com o objetivo de preparar cada vez mais seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e do mundo.”

Também destaca que: “O modelo estabelece como eixos prioritários a interdisciplinaridade, o aprendizado pela pesquisa e a formação humanística, bem como a educação empreendedora e a inovação. Esse movimento também tem reflexos na gestão e numa nova organização por escolas, que teve início no ano de 2015. Outro destaque é a infraestrutura oferecida aos estudantes, que inclui mais de 200 laboratórios e espaços como o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Museu de Ciências e Tecnologia e o Instituto do Cérebro.”

CONFIRA: PUCRS é melhor Universidade Privada do Brasil segundo o Guia do Estudante em 2017

Sobre o prêmio

Alguns dos critérios da Avaliação do Guia do Estudante foram relacionados aos professores mestres e doutores, projeto pedagógico que fossem afinados com a realidade da profissão, inovação nas metodologias de ensino e instalações físicas que atendem às demandas do curso. Desde 2006, esse prêmio identifica as melhores IES do Brasil – públicas e privadas – e aquelas que mais se destacam em oito áreas do conhecimento. Além de constituir uma importante ferramenta para a escolha do curso e da escola para estudar, o objetivo é valorizar e reconhecer a excelência no Ensino Superior e fomentar a busca por melhorias nas demais instituições.