Premiação do 18º Salão de Iniciação Científica incentiva alunos

Cerimônia ocorreu no dia 26 de outubro e contemplou estudantes de diferentes níveis

27/10/2017 - 18h41
Premiação18° Salão de Iniciação Científica

Foto: Camila Cunha

“Quando estimulamos a pesquisa, estamos contribuindo para o desenvolvimento em prol de uma sociedade mais justa e fraterna”. A fala da diretora do Museu de Ciências e Tecnologia Melissa Guerra Simões Pires durante a premiação do 18º Salão de Iniciação Científica sintetiza o objetivo central do evento. Na ocasião, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PROPESQ), foram contemplados os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação e de educação básica. Após apresentarem os trabalhos no Salão de Iniciação Científica e no Espaço Jovem Cientista, respectivamente, os estudantes foram reconhecidos na cerimônia através da nomeação dos destaques.

Neste ano, foram 776 trabalhos inscritos no SIC, que recebe trabalhos de graduandos orientados por professores da Universidade. Destes, 739 foram selecionados para apresentação oral e 63 receberam notas máximas, sendo considerados destaques. “Este é um espaço de socialização de pesquisa que envolve professores e estudantes e gera uma troca muito rica de experiências e ideias”, elogiou a coordenadora de Iniciação Científica Fernanda Bueno Morrone. Ainda segundo ela, a premiação é uma maneira de reconhecer a atuação dos inscritos e incentivá-los a continuar contribuindo com a sociedade através de suas descobertas. Após, foram premiados os trabalhos com as maiores médias aritméticas por área.

Em seguida, a professora Melissa apresentou o Espaço Jovem Cientista, antiga Feira de Ciências e Inovação do MCT-PUCRS. “Neste ano, quisemos fazer a Feira de maneira diferente. Não podíamos mais contemplar apenas as ciências exatas, mas também as ciências humanas. Assim surgiu o Espaço Jovem Cientista, que abrange todas as áreas”, explicou. Para ela, a iniciativa é interessante pois a produção científica já na educação básica estimula não apenas conhecimentos específicos, mas também habilidades como a comunicação, a cooperação e a criatividade.

O Espaço Jovem Cientista recebeu 538 inscrições. Destas, 240 foram selecionadas, o que levou 53 escolas a apresentarem suas produções. 15 trabalhos foram nomeados como destaque, categoria apresentada pelo coordenador educacional do MCT José Luís Schifino Ferraro. A diretora de pós-graduação da PROACAD Eleani Maria da Costa encerrou a premiação ressaltando que a pesquisa gera a inovação, que, por sua vez, gera uma maior qualidade de vida. “Todos querem uma sociedade melhor, e os estudantes são os protagonistas destas mudanças”, concluiu.