Pré-Grad+ gera integração entre estudantes e apreço pelos professores

Curso de férias reuniu estudantes de Ensino Médio entre os dias 25 e 31 de julho

01/08/2019 - 18h36
pregrad, negócios, prototipagem, living 360, alunos

Curso de Negócios mobilizou estudantes com foco em empreendedorismo / Foto: Camila Cunha

Cinco dias de convívio intenso e inédito nos mais diversos ambientes da PUCRS, como um aluno universitário. Essa foi a realidade vivenciada, entre os dias 25 e 31 de julho, por estudantes do Ensino Médio que abriram mão de alguns dias de férias para projetar e buscar inspirações para o seu futuro profissional, durante a edição 2019 do Pré-Grad+. Os aspectos mais marcantes, no relato dos jovens, foi o acolhimento proporcionado pelos professores, o ambiente da PUCRS e a ampliação do círculo de amizades, com colegas vindos do interior do RS e até de outros estados.

Tendência à Psicologia

Para Rafael Araújo dos Santos, 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio La Salle São João, que fez o curso Qualidade de Vida – Movimento, Saúde e Bem-estar, “a experiência foi muito boa, pois os professores trabalharam com uma metodologia bem diferente e conseguiram administrar muito bem o tempo, já que tivemos um período por matéria, tanto teóricas quanto práticas”. Sobre a estrutura e convívio, afirma que “o ambiente da PUCRS é muito bom. Meu irmão faz Psicologia aqui há alguns anos e ele também sempre fala muito bem”, destaca. A respeito de suas escolhas, apesar de ter gostado das aulas de Educação Física, a tendência é seguir o irmão. “Achei o curso de Psicologia muito legal, o jeito que as professoras trabalharam, a forma como falavam e a aula prática, onde vivenciamos a experiência dos espelhos”.

Exatas em foco

pregrad, aluno, prédio 30

Maxiane tem a Engenharia Mecânica no seu horizonte profissional / Foto: Camila Cunha

Maxiane Biancchi, 17 anos, que cursa o 3° ano no Colégio Romano Senhor Bom Jesus, optou por saber mais sobre a área de Ciências Exatas ao decidir pela trilha Robótica e Projetos Digitais – O futuro hoje. A respeito das atividades propostas, considerou tudo muito interessante. “Não era nada do que eu esperava. Quando se tem uma ideia de o que cursar e se vivencia aquilo, isso te traz muito mais certezas ou dúvidas. Mas, no meu caso, trouxe muito mais certezas”. A terceiranista está decidida a cursar Engenharia Mecânica.

Mais que uma influencer

Aluna do 2º ano no Colégio Marista Rosário, Paula Frank, 16 anos, fez sua imersão acadêmica pelo universo da Comunicação durante o curso InfluencersComo fazer sucesso na internet. Ela conta que decidiu fazer o Pré-Grad+ para se orientar profissionalmente. “Eu estava confusa e queria saber se queria mesmo algo na Comunicação. Acho que vou fazer algo nessa área e também ter novas experiências. Agora tenho três opções: Jornalismo, Produção Audiovisual e algo na área de Marketing”, relata. A respeito da experiência, conta que foi possível “ter um gostinho de como vai ser quando eu estiver na faculdade. Não será algo absolutamente novo, pois já vou ter tido uma experiência a mais”.

Evolução do programa

pregrad, qualidade de vida, fisioterapia

Simulação de atendimento a paciente no curso Qualidade de Vida / Foto: Camila Cunha

O Pré-Grad é um projeto existente desde 2011, reformulado ao longo dos anos, e que ganhou o atual formato a partir de 2018. “Essa nova configuração teve repercussão acima das expectativas, com ótima receptividade. De 2018 para 2019 triplicou o número de inscritos, mostrando o sucesso da iniciativa, e as trilhas de aprendizado passaram de três para sete”,  afirma a professora Rita de Cássia Petrarca, diretora de Assuntos Comunitários da PUCRS. Ela ressalta que o resultado é fruto do entendimento sobre a necessidade de os estudantes terem uma experiência mais prática, de descobrirem a profissão e as áreas, de testarem sua vocação. “A imersão prévia no mundo acadêmico promove uma escolha mais acertada do curso, e, quando optarem por ingressar na PUCRS, terão um conhecimento maior da área de estudos e da profissão, além da própria Universidade”, avalia.

A gestora, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, também pontua sobre o olhar dos professores da PUCRS na atividade. “Todos destacaram a maturidade e a riqueza dos alunos de Ensino Médio, que se dedicaram e se identificaram, entre si e com as trilhas escolhidas, trazendo contribuições ricas em termos de ideias e questionamentos”. Ela ainda reforça o grande engajamento e sensação de gratificação por parte de todos os envolvidos na organização e na condução dos cursos, lembrando a importância do apoio e da confiança dos pais dos estudantes, que abriram mão de parte das férias para estarem neste projeto.