Pré-Grad encerra mais um semestre de atividades

Edição contou com a participação de 79 alunos de diversos colégios da Capital

14/07/2017 - 17h12
Encerramento Pré-Grad 2017

Foto: Bruno Todeschini

Encerrou-se nesta quinta-feira, 13 de julho, mais uma edição do Programa de Pré-Graduação (Pré-Grad), que traz alunos do Ensino Médio para a Universidade durante um semestre. A cerimônia de conclusão foi conduzida pela professora Luciana de Oliveira, coordenadora da atividade. Neste ano, participaram 79 alunos, divididos em duas turmas. A iniciativa abrange jovens dos colégios Maristas Assunção, Champagnat, Graças, Ipanema, Irmão Jaime Biazus, Rosário e São Pedro, além dos colégios Farroupilha, Maria Imaculada, Monteiro Lobato, Nossa Senhora da Glória, Pastor Dohms e Santa Inês.

Durante o encerramento, os padrinhos da turma, professores Afonso Sales e Rafael Chanin, da Faculdade de Informática, entregaram certificados aos grupos de estudantes de cada escola. Em seguida, as alunas Carolina Cunha de Oliveira, do Colégio Marista Champagnat, e Luiza Carinci de Carvalho, do Colégio Monteiro Lobato, falaram sobre a experiência vivida na Universidade ao longo do semestre.

Ao proferir seu discurso, a professora Luciana Oliveira ressaltou os resultados positivos do desafio O que eu posso fazer para fazer a diferença na vida de alguém?, proposto aos alunos na abertura da edição. As atividades realizadas durante o semestre eram baseadas nele. No final, foram desenvolvidos projetos de empreendedorismo que buscassem responder à pergunta. “Ficamos orgulhosos ao ver os resultados. Foi muito bonito ver a solidariedade, a empatia, a sustentabilidade e o amor como conceitos presentes em todos os trabalhos”, afirmou a docente. “Acreditamos que vocês podem fazer a diferença”, concluiu.

IC Júnior

Os participantes do Pré-Grad que se interessaram por uma área específica ao longo do programa estão participando do processo de seleção para fazer parte do programa de Iniciação Científica Júnior (IC Júnior), que concede ao aluno uma bolsa de estudos. Ao ser aprovado, ele pode se vincular a um laboratório, fazer pesquisas, trabalhar em um projeto próprio e, no final do semestre (que terá início em agosto), apresentar os dados a uma banca.

Sobre o Pré-Grad

A iniciativa existe desde 2011. Na época, era voltada unicamente para o curso de Biociências e atendia apenas seis alunos. Em 2016, passou a contar com a presença de 80 estudantes de diversos colégios de Porto Alegre, além de abranger a maior parte dos cursos de Graduação da Universidade.

O cronograma busca dar uma amostra de cada área aos estudantes. Entre as atividades planejadas, destacam-se oficinas no Centro de Atenção Psicossocial e na Biblioteca Central Irmão José Otão, aulas relacionadas a esporte e saúde na Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, a criação de um spot de rádio na Faculdade de Comunicação Social, experimentos na Faculdade de Farmácia e atividades com o Escritório de Carreiras, com o objetivo de dar início ao planejamento de suas profissões.