Possibilidades para empreender e inovar

Torneio Empreendedor, Startup Garagem e seleção de empresas da Raiar estão entre as oportunidades

07/08/2017 - 07h15
Empreendedorismo

Camila Cunha/Ascom PUCRS

Fomentar o empreendedorismo e dar oportunidade para quem deseja montar um negócio, modelar uma ideia ou pôr em prática algo que já pensa há bastante tempo. Até o dia 13 de agosto a Raiar, ambiente de desenvolvimento de startups da PUCRS, recebe inscrições para o Startup Garagem, programa de modelagem de negócios que acolhe ideias inovadoras. O Torneio Empreendedor recebe inscrições até o dia 17 de agosto, e é uma oportunidade perfeita para quem quer testar e aplicar as ideias no mundo real, recebendo mentoria de profissionais do mercado, com a avaliação de empreendedores renomados.

Ainda, a Raiar também mantêm aberta a chamada de seleção de empresas de base tecnológica que estejam desenvolvendo produtos, serviços e processos, com a proposta de colaborar na estruturação da empresa, no amadurecimento do empreendedor junto ao mercado e adicionando novos desafios para o crescimento do negócio.

Saiba mais sobre cada projeto, e participe:

Startup Garagem

Fachada da Incubadora Raiar

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Com inscrições abertas até o dia 13 de agosto, por meio do site www.pucrs.br/raiar, o Startup Garagem oferece gratuitamente consultorias com profissionais experientes para amadurecer e detalhar os projetos para concretizar o negócio. No programa, são acolhidos grupos de no mínimo dois e no máximo quatro empreendedores, com ao menos um integrante oriundo das unidades acadêmicas da PUCRS – alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos – que buscam apoio para desenvolver um modelo de negócio.

Os encontros ocorrem duas vezes por semana pela manhã e começam no dia 22 de agosto. Durante o processo, os projetos são avaliados por aspectos como potencial de mercado, clareza do modelo de negócios e assiduidade da equipe nos encontros semanais. Os finalistas do Startup Garagem terão a oportunidade de apresentar suas ideias para as aceleradoras parceiras Wow e Ventiur e participarão do Pitch Day, quando os empreendedores apresentam seus modelos de negócios para investidores. Além disso, os selecionados para participar desse evento final serão premiados com seis meses gratuitos do processo de desenvolvimento de startups da Raiar. Confira o edital completo no site da Raiar

Torneio Empreendedor

Carrossel - Banner - Torneio Empreendedor 2017Com o processo aberto até o dia 17 de agosto, o Torneio Empreendedor da PUCRS é a oportunidade perfeita para quem quer testar e aplicar as ideias no mundo real, recebendo mentoria de profissionais do mercado, com a avaliação de empreendedores renomados. Nesta edição o evento será ainda mais interdisciplinar e dinâmico, com etapas presenciais e outras a distância. As atividades ocorrem de 19 de agosto a 13 de novembro. Podem participar a comunidade em geral, alunos e ex-alunos da PUCRS. Alunos da PUCRS têm inscrição gratuita, para os outros públicos, há uma taxa para inscrição. O Torneio é promovido pelo Idear- Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS.

A coordenadora do Idear, professora Ana Cecília Nunes, destaca o novo formato do evento. Ao se inscrever, o participante escolhe um desafio temático, que pode ser Cidades Inteligentes, Bem-Estar e Saúde, Era da Informação e Desafio Livre. “O Torneio desse ano terá uma visão interdisciplinar para entender os temas com os quais os projetos e os alunos mais se identificam”, afirma Ana Cecília. Por isso, além da mentoria na área de negócios, os participantes terão acesso também ao auxílio de professores das áreas específicas de cada desafio: “Quem tiver uma ideia na área de bem-estar e saúde vai ter o acompanhamento de professores de cursos dessa área também”, completa Ana.

As atividades buscam proporcionar aprendizagens de trabalho em equipe e liderança na elaboração de projetos de empreendedorismo e inovação, através do planejamento, análise e tomada de decisões de forma sistêmica. Além de uma competição, a ideia é que o Torneio seja um aprendizado para os participantes, que vão conhecer técnicas de desenvolvimento de ideias de negócios, como Design Thinking, Golden Circle, Modelagem e Pitch, entre outras. É possível se inscrever sozinho ou em grupos entre 2 a 5 pessoas, e também com ou sem alguma ideia já pré-definida.

Os vencedores ganharão uma viagem para participar do Festival Path, evento de inovação e criatividade que ocorre em São Paulo; terão apoio para a construção da base de seu negócio no Programa de Empreendedorismo Rocket e também no Startup Garagem, citado acima. Informações pelo telefone (51) 3320-3727 ou no site www.pucrs.br/eventos/unidades/torneio-empreendedor-2017. O Torneio Empreendedor está na sua 11ª edição.

Seleção de empresas na Raiar

Está aberta a chamada de seleção de empresas da Raiar. Podem se inscrever empresas de base tecnológica que estejam desenvolvendo produtos, serviços e processos. Algumas vagas serão direcionadas a projetos que não têm base tecnológica, mas possuem proposta de valor inovadora. “A Raiar atua na estruturação da empresa, no amadurecimento do empreendedor junto ao mercado e adicionando novos desafios para o crescimento desse negócio”, explica o gerente da RaiarLeandro Pompermaier. Ele acrescenta que, entre os benefícios de entrar para o time de startups da Raiar estão mentorias com empreendedores e executivos de mercado; conexão com grandes empresas; acesso ao laboratório de prototipagem; aproximação com investidores; entre outros. “Empreendedorismo é basicamente conexão. Os espaços criativos e colaborativos que disponibilizamos potencializam a interação entre as empresas e as pessoas que circulam pelo Parque”, completa Pompermaier.

Interessados em participar da seleção podem conferir o edital e realizar a inscrição no site.