Massimo Bottura ensina técnicas diferenciadas para alunos da Pós GAST

Chef de cozinha italiano é proprietário de restaurante eleito o melhor do mundo

24/09/2018 - 14h53
Massimo Bottura, PUCRS Online, Pós-graduação, gastronomia

Bottura transmite sua técnica e arte aos alunos.
Foto: Bruno Todeschini

No último sábado, dia 22 de setembro, a PUCRS recebeu o chef de cozinha Massimo Bottura, atualmente um dos mais premiados da Itália. Bottura ministrou a aula Bravo: Sabores da Cozinha Italiana para os alunos da Pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral (GAST) na Cozinha Show, espaço faz parte da estrutura dos Laboratórios de Ciência e Arte dos Alimentos da Universidade.

Dentre os vários conselhos profissionais e de vida transmitidos, o chef lembrou das pessoas mais influentes na sua carreira. “Foram as mulheres: a minha avó, a minha mãe, a minha primeira namorada e a minha esposa”, comentou.

Massimo Bottura, PUCRS Online, Pós-graduação, gastronomia

Chef prepara o prato Camuflagem.
Foto: Bruno Todeschini

Em sua aula, preparou três pratos, todos com nomes bem criativos. O The Crunchy Part Of The Lasagna é a sua versão para a lasanha, que é feita com bolachas parmigiano reggiano e macarrão espaguete chips cozido e assado até ficar crocante em cima de ragu, bechamel e uma tira de terrina de tomate. A outra iguaria foi a sobremesa Oops! I Dropped the Lemon Tart, que surgiu a partir de um pequeno incidente na cozinha do Osteria Francescana (restaurante o qual é proprietário), que compõe sorvete de capim-limão. Por fim, preparou o Camuflagem, uma espécie de patê de coelho, inspirado na lebre na Floresta e pelo cubismo de Pablo Picasso.

 

Estudantes se encantam com a aula

Segundo o aluno da Pós GAST Shay Trequesser, Massimo Bottura é a sua maior inspiração na gastronomia, muito fruto da sua arte, filosofia e conceito. “Quando ele entrou na sala, percebi que era algo especial. Os pratos que ele preparou tinham algo de diferente, uma maneira nova e interessante. Foi uma aula incrível”, enfatiza.

Para Alan Riedi conhecer o chef italiano era um sonho. “O trabalho dele, a valorização do seu terroir, do seu país, de uma cozinha emocional são coisas que todos sabemos, que está na internet. Ver ele falando pessoalmente, a paixão com que aborda todos esses temas, sobre a importância social da cozinha, isso é muito marcante”, salienta.

 

Reconhecido mundialmente e ONG de erradicação da fome

Internacionalmente reconhecido, Bottura é proprietário e chef do Osteria Francescana, eleito o melhor do mundo pela revista 50 Best Restaurants, em 2016, e possui três estrelas Michelin. O chef italiano também fundou a organização Food for Soul, que promove a erradicação da fome com a união de cozinheiros que direcionam as comidas que seriam desperdiçadas a quem precisa.

Confira a galeria de fotos:


Leia Mais Veja todas