Pós em Filosofia tem relevância internacional

Inscrições estão abertas para vagas no mestrado e doutorado

28/08/2018 - 15h23
livro, lâmpada

Programa foi avaliado com conceito 6 pela Capes
Foto: Bruno Todeschini

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCRS é um dos mais experientes do Brasil. Com avaliação 6 no conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é reconhecido nacionalmente pelo seu know how em pesquisa, docência e inovação filosófica. É referência no Brasil, por exemplo, nos estudos sobre Georg Hegel e Immanuel Kant. Uma relevante tradição dos estudos na área iniciou-se em Porto Alegre em 1940, quando foi criada a graduação em Filosofia, no berço do que seria posteriormente a Universidade. O programa começou em 1974, com o mestrado, tendo como área de concentração Antropologia Filosófica. O doutorado foi criado em 1995 e entrou em funcionamento no segundo semestre do ano seguinte.

Um dos seus principais diferenciais é a internacionalização. “Temos hoje seis projetos classificados no Programa de Internacionalização da Capes em parcerias com Alemanha, Estados Unidos, França, Espanha e Portugal que recebem verbas para editais lançados pela própria Universidade”, informa o coordenador, Agemir Bavaresco.

Até 8 de outubro estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos aos cursos de Mestrado e Doutorado do PPG em Filosofia. Os detalhes sobre disciplinas, linhas de pesquisa e disponibilidade de bolsas parciais podem ser obtidos neste link.

Presença internacional

Entre outros projetos internacionais de grande relevância relacionados ao PPGF está o Centro de Estudos Alemães e Europeus (CDEA), com sede na PUCRS, o primeiro da América Latina e do Hemisfério Sul. A iniciativa, que integra uma rede composta por 20 universidades selecionadas em 11 países, recebe 250 mil euros por ano de recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Também merecem destaque os projetos Scholastica colonialis e a Filored.

O programa mantém intenso intercâmbio com instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, por meio de conferências e cursos de professores visitantes e de estágios docentes e discentes em outras universidades. Muitos doutorandos fazem estágio de pesquisa no exterior.

Bavaresco observa que o aluno, ao ingressar no programa, poderá escolher entre várias estruturas de pesquisas consolidadas e permanentes. “Ele terá oportunidades de estágios no exterior e de visitar instituições parceiras de fora do País, porque entrará num nível em que o patamar de internacionalização está consolidado, com professores articulados em redes de pesquisa lá fora”, afirma o coordenador.

Qualidade e produção intelectual

Professores e alunos do Pós em Filosofia têm uma produção intelectual expressiva, consistente e regular de artigos, capítulos de livros e livros. Os pós-graduandos participam da Semana Acadêmica, evento que, ao final, deixa como saldo quatro e-books publicados pela Editora Fi. “Somos referência para outras instituições de ensino superior formatarem suas semanas acadêmicas pela excelência do nosso espaço de debate da pesquisa e sua divulgação”, frisa Bavaresco. A difusão do conhecimento gerado na pesquisa também está na revista Veritas, publicação que contribui para a reflexão contemporânea, bem como para o aperfeiçoamento do processo de pesquisa e divulgação científica.

As teses e dissertações têm se destacado no cenário acadêmico pela conquista de prêmios como o Capes de Tese e da Associação Nacional de Pós em Filosofia. Outro ponto forte do programa é a realização de eventos sobre Epistemologia, Simpósio Internacional sobre Justiça, Olimpíada de Filosofia com o Ensino Médio, Encontros sobre Filosofia Medieval, Ética e Ciência da Lógica. “Esses eventos captam e refletem sobre os cenários sociopolíticos emergentes propostos por grupos de estudos”, informa o coordenador.

Mercado de trabalho

O PPGF está consolidado como grande centro formador de doutores, recebendo regularmente candidatos das cinco regiões do País, assim como tem atraído recém-doutores e pesquisadores para estágios pós-doutorais, atestando, assim, a sua inserção e impacto regional e nacional.

O perfil do aluno tanto é o que vem direto da graduação quanto de outras áreas em busca de ampliar os conhecimentos, por ser a Filosofia a recriação do pensar que reflete o real, ressignificando-o e reorganizando-o. A procura por oriundos de cursos como Direito e Psicologia costuma ser grande. A pós-graduação forma docentes para o ensino superior e médio, além de profissionais que podem atuar em assessorias, comitês e na criação artística e literária.

Diplomados pelo Programa desde a sua criação
473 mestres, 188 doutores
Professores titulados (doutores e pós doutores)
11 professores permanentes e 1 colaborador, todos doutores e 7 pós-doutores