Porto Alegre recebe exposição com peças missioneiras

Evento, promovido pela Escola de Humanidades, recebe visitantes até 15 de outubro

Por: Redação Ascom

19/08/2016 - 11h56
Sítio Arqueologico de São Miguel Arcanjo

Foto: Halley Pacheco de Oliveira

A exposição Helenismo Sul-Americano Missioneiro, promovida pela Escola de Humanidades da PUCRS, segue até 15 de outubro em Porto Alegre. Os visitantes poderão conhecer um novo conceito cultural missioneiro, placas com desenhos cedidas pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, uma réplica da Cruz de São Miguel encontrada em Camaquã em 2013 por pesquisadores da Universidade, desenhos de partes das ruínas, quadro do artista plástico Fabiano Millani, símbolos arquétipos da região missioneira (pedra Itacurú/arenito,  reprodução de desenhos de árvores e pássaros, como a erva-mate e quero-quero e fotos  das ruínas do São Miguel – séculos 18 – 19, desenhos e textos explicativos do conceito da exposição.

A realização do evento é do Projeto de Arte Sacra Jesuítico, coordenado pelo professor Édison Hüttner, com apoio do Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileira e Indígena da PUCRS (Neabi). Os curadores são Édison Hüttner, Éder Abreu Hüttner e Rogério Mongelos, escritores do artigo Helenismo Sul-Americano Missioneiro, publicado na revista italiana Visione Latino-Americana, da Universidade de Trieste.

A exposição está no Museu Júlio de Castilhos (rua Duque de Caxias, 1205). A visitação ocorre entre terças-feiras e sábados, das 10h às 18h. Informações adicionais pelo telefone (51) 3221-3959.