Pocket show inaugura piano no prédio 9

Parte do projeto PUCRS Piano, evento foi conduzido pelos músicos Mariane Kerber e Ale Ravanello

19/04/2018 - 18h35

O pocket show Tantas Histórias Para Contar, de Mariane Kerber e Ale Ravanello, faz jus ao nome em diversas maneiras. Homônima a uma das canções autorais da dupla, a expressão também resume o clima do evento conduzido por eles, que compartilham histórias do blues em meio a performances de clássicos e de músicas autorais. Ao longo da apresentação, o objetivo de difundir o gênero musical no meio acadêmico se misturou com lições de vida relacionadas às canções. “Também é uma das reflexões que fazemos”, explicou Ravanello. “Não podemos deixar de fazer as coisas por medo. Só nos arrependemos do que deixamos de fazer”.

O palco da atividade foi a Escola de Humanidades, prédio 9, que inaugurou um piano vertical Essenfelder na ocasião. Promovido pelo Instituto de Cultura (IC), o projeto PUCRS Piano tem o objetivo de estabelecer espaços de livre manifestação cultural no Campus, aonde o instrumento poderá ser utilizado como ferramenta de integração e transformação. “É uma honra participar desta iniciativa”, disse Mariane, pianista do IC. Em 2018, lança o álbum So Many Stories to Tell junto de Ravanello, gaitista, vocalista e professor com quase vinte anos de carreira.

A dupla fez interpretações de Louis Jordan, Ray Charles, Sonny Boy Williamson II e Johnny Mercer, sempre compartilhando histórias da vida e obra dos artistas. Em determinado momento, pediram à plateia que escolhessem um ritmo e uma nota em que pudessem basear um improviso. “A linguagem do blues é improvisada. Até mesmo grupos que não se conhecem podem se encontrar para tocar”, Mariane explicou, antes de se juntar a Ravanello para tocar uma música rápida em sol maior.

Este é o segundo evento do projeto. O recital Caleidoscópio Musical, apresentado por Olinda Allessandrini, foi responsável por estrear um piano de cauda Danemann no prédio 16. Ao todo, cinco pianos serão inaugurados em cinco prédios da Universidade, tornando-se disponíveis para uso da comunidade.

Saiba mais sobre o projeto PUCRS Piano aqui.