Pesquisadores da Pós em Psicologia buscam auxílio de voluntários

Estudantes da PUCRS são convidados a participar do projeto de pesquisa G10

12/04/2018 - 17h54

G10, Pós em Psicologia, pesquisa, grupo de estudosPesquisadores dos grupos de pesquisa em Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC), coordenado pela professora da Escola de Ciências da Saúde Margareth Oliveira, e Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital (AIVC), com coordenação da professora Irani Argimon, buscam estudantes da PUCRS que queiram participar do projeto de pesquisa G10, voltado ao desenvolvimento do aluno em um senso coletivo. Aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia se junta o psiquiatra Paulo Knapp, fundador da Sociedade Brasileira de Psicoterapias Cognitivas.

A participação constitui-se em um encontro semanal de 1h30min, ao longo de 10 semanas, com 10 participantes – cada um vivenciando um tema específico. Conforme as turmas vão sendo fechadas, as datas iniciais dos encontros são comunicadas. As inscrições podem ser feitas através deste link. Os participantes recebem certificados de dez horas complementares.

G10

O G10 é um Programa de Desenvolvimento Interpessoal, criado com o propósito de promover a autoeficácia coletiva dos indivíduos através da psicoeducação e vivências reforçadoras de vigores psíquicos. O objetivo principal é proporcionar aos participantes o autoconhecimento pessoal e interpessoal. Através do conhecimento dos valores e forças pessoais, o voluntário é estimulado a utilizá-las em prol da comunidade, vivenciando técnicas básicas do modelo cognitivo comportamental, práticas de mindfulness (atenção plena) e psicologia positiva.

Durante os encontros, o grupo é incentivado a executar ações na comunidade, bem como a construir um projeto coletivo. De acordo com a professora Margareth Oliveira, o G10 busca identificar, desenvolver, promover e fortalecer a inteligência coletiva. “O senso de pertencimento a um grupo com objetivos faz com que as possibilidades concretas de mudança sejam alcançáveis, uma vez que os membros colaborem para isto. Cada participante é, potencialmente, um agente transformador”, defende.