Estudo indica hábitos de jovens com os aplicativos de transporte

O levantamento foi desenvolvido pela PUCRS e pela Fundação Thiago Gonzaga

20/02/2018 - 15h35
aplicativo, app, carro, jovens

Foto: Pixabay/TheDigitalWay

De acordo com uma pesquisa executada pela PUCRS e realizada pela Fundação Thiago Gonzaga, as novas opções de mobilidade urbana, como os aplicativos, podem ser decisivas para uma mudança no cenário. Coordenado pelo professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, Ilton Teitelbaum, o estudo inédito, que teve o apoio da Uber, procurou entender como os jovens de Porto Alegre estão incorporando a chegada de aplicativos em sua rotina. Segundo o levantamento, entre os jovens que admitem já ter dirigido após beber, 46% justificam a atitude porque não tinham outra alternativa de transporte disponível à época.

Os dois fatores considerados pelos jovens como os mais importantes para a escolha do meio de transporte são preço (72% dos entrevistados) e segurança (52%). Para 85% dos entrevistados, os aplicativos são a melhor forma de voltar para casa depois de consumir bebida alcoólica.

A pesquisa aponta ainda que, entre os principais benefícios percebidos pelos jovens com a chegada dos aplicativos, estão poder consumir bebida sem ter de se preocupar em dirigir depois (49%) e a maior segurança proporcionada pelos apps (43%).

“Hoje, as pessoas, especialmente os jovens, têm a opção de deixar o carro em casa e de não pegar carona com alguém que bebeu, deslocando-se com tranquilidade e segurança”, afirma Diza Gonzaga, presidente da Fundação.

“Desde que começamos a operar em Porto Alegre, temos buscado contribuir para tornar o trânsito da região metropolitana menos violento ao oferecer mais uma opção econômica e segura de mobilidade”, analisa.

Em 2017, ano em que a Uber completou dois anos de operações e chegou a mais de um milhão de usuários na região de Porto Alegre, a capital registrou o menor número de mortes no trânsito em 20 anos.

“Ao unir forças com a Fundação Thiago Gonzaga, reforçamos nosso compromisso de trabalharmos para ampliar a conscientização dos gaúchos em relação aos perigos da combinação de bebida e direção”, afirma Fábio Plein, diretor-Geral da Uber na Região Sul.