Período de matrículas na graduação ocorre de 5 a 7 de novembro

Classificados na lista de espera podem manifestar interesse nas vagas

01/11/2019 - 18h05

matriculas_vestibular(907x550)Após comemorar a presença na lista de classificados no Vestibular de Verão 2020, agora é hora de garantir a vaga na PUCRS. Por isso, é indispensável que os estudantes – ou alguém com procuração em seu nome – façam a matrícula no período de 5 a 7 de novembro, das 9h às 18h, na Central de Atendimento ao Aluno, no Living 360° (prédio 15 do Campus), na Avenida Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre (RS).

Importante lembrar que a classificação na lista de aprovados não garante a vaga. É preciso fazer a matrícula. Abaixo, segue o passo a passo e o esclarecimento das dúvidas mais frequentes. Mais detalhes podem ser obtidos na Central de Atendimento ao Aluno, via WhatsApp: +55 (51) 99871-2972, pelo telefone (51) 2101-0110 ou pelo e-mail [email protected].

Passei no Vestibular da PUCRS. O que faço agora?

Efetive sua matrícula. Para isso, é preciso:

• Pagar, na rede bancária, até o vencimento, o valor da Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade. A Guia está no link do e-mail com sua classificação no vestibular.

Dica 1: a primeira mensalidade já é válida para o mês de janeiro de 2020. Sendo assim, você só irá pagar a próxima parcela em fevereiro.

• Entregar a documentação necessária na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do Living 360°.

Dica 2: para quem ainda não concluiu o Ensino Médio, o Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio/2º Grau podem ser entregues até o dia 24 de janeiro de 2020

Dica 3: se o estudante ainda não tem o Título de Eleitor, pode fazê-lo e também entregá-lo até o dia até o dia 24 de janeiro de 2020.

• Para ver a lista com todos os documentos necessários, acesse neste link o guia do candidato (página 37).

E se eu fiquei na lista de espera?
Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, os candidatos que ficaram na lista de espera poderão manifestar interesse pela vaga via internet, acessando seu e-mail na lista de espera e preenchendo o documento no link correspondente, ou pessoalmente, na Central de Atendimento ao Aluno, no Living 360°. Caso o candidato não se manifeste, a sua classificação na Lista de Espera não será considerada.

Onde posso ver informações sobre o meu curso?
Saiba tudo sobre o seu curso: valor da matrícula, mensalidades para 2020, duração e outros detalhes. Acesse esse link.

É possível a devolução do valor da matrícula?
Sim. Até o dia 27 de dezembro, mediante solicitação, ocorre o ressarcimento de 90% do valor pago. Depois dessa data, a devolução será de 80% até o último dia útil antes do início das aulas, em 2020.

Como faço para conseguir Crédito Educativo?

Crédito Universitário Banrisul
O convênio firmado com o Banrisul permite que o estudante financie a matrícula e as mensalidades, com taxa de juros subsidiada pela Universidade de 0,60% ao mês. A modalidade é válida para os alunos de todos os cursos de graduação, exceto para o curso de Medicina, o qual não é subsidiado, (onde a taxa é fixada em 1,25% a.m.).

Vantagens e Benefícios:

• Possibilidade de financiar a matrícula e 100% da semestralidade dos cursos;
  • Pagamento de cada semestre parcelado em até 12 meses;
  • Parcelas não se acumulam, mesmo com a recontratação de outro semestre;
  • Praticidade de pagamento, débito das parcelas em conta corrente.

Programa de Crédito Educativo PUCRS (Proed)

O Programa de Crédito Educativo PUCRS – Proed destina-se ao estudante da Universidade, e que, dentro das disponibilidades financeiras semestralmente estabelecidas, preenchidas todas as condições para usufruir do benefício, for classificado conforme as condições estabelecidas no regulamento do Programa Proed. Consulte detalhes neste link.

Estudantes da Rede Marista
Quem cursa ou cursou todo o Ensino Médio em Colégios da Rede Marista, conta com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização.

Como funciona?
Exemplo: em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.

Informações adicionais e os regulamentos dos programas estão disponíveis no site http://www.pucrs.br/ingresso/incentivo-a-educacao/.