Pequenos cientistas descobrem o mundo da geologia

Curso de verão reúne 12 crianças no Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais

Por: Redação Ascom

18/01/2017 - 15h14
Curso de verão Que Pedra é Essa? Geologia para Crianças

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O olhar curioso e atento de crianças de 7 a 12 anos com vontade de se aventurar no mundo dos minerais, pedras, fósseis e rochas marcou a primeira tarde do curso de verão Que Pedra é Essa? Geologia para Crianças, que está acontecendo no Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS (IPR). A ministrante do curso, Caroline Thais Martinho Pozzoco, que coordena o Laboratório de Sedimentologia e Petrologia do IPR, conversou com os pequenos sobre as funções de um geólogo, suas missões e quais ferramentas de trabalho o profissional costuma usar. Durante o bate-papo inicial, alguns dos 12 alunos já estavam mexendo nas lupas, prontos para colocar a mão na massa.

Curso de verão Que Pedra é Essa? Geologia para Crianças

Não demorou muito para que a professora anunciasse a tarefa: divididos em grupos de três integrantes, com cadernetas individuais de pesquisadores para realizar anotações, eles deveriam analisar algumas pedras e identificar características como o brilho, a quantidade de grãos, o tamanho e a cor. Em seguida, cada um desenhou as pedras investigadas. Para Santiago, de 7 anos, esse foi o momento mais interessante do dia, quando pode verificar a cor e o brilho do material. “Eu adorei pesquisar as pedras”, disse, sorrindo. Depois de finalizarem o trabalho, alguns alunos exploraram as descobertas no microscópio, e ficaram surpresos com o que viram: “Nossa, olha isso! Que legal”, um deles exclamou.

A outra atividade da tarde misturou estudo e lanche. Sentados numa mesa, os pequenos receberam cupcakes coloridos para que pudessem entender como é ser um geólogo. A primeira etapa foi desenhar como eles achavam que era o bolinho por dentro. Depois, com canudos, fizeram furinhos no lanche e observaram a cor da massa que saía no material para desenhar novamente como achavam que era por dentro, dessa vez com a pista do que havia ficado no canudo. No último passo, a professora cortou cada cupcake para que as crianças descobrissem quais eram as cores que estavam escondidas. Após as três etapas, eles puderam comer os bolinhos.

A tarefa foi a favorita de Cecília, de 7 anos, que gosta muito de ciências e de rochas. “Quando eu crescer, quero estudar as pedras”, contou, enquanto saboreava o bolinho colorido. A participante Sofia, de 10 anos, quer ser geóloga por que acredita que as pedras chamam atenção. “Elas têm algo especial, não sei se é a cor ou o brilho, mas têm”, explica. O curso termina nessa quarta-feira, 18 de janeiro, às 16h30min.  No último dia, serão abordados fósseis e minerais, e a atividade dos cupcakes será substituída por outra com pudins. Outro curso de verão para crianças de 7 a 12 anos é o Que Bichinho é Este? Revelando a Vida Microscópica para as Crianças. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 19 de janeiro, e podem ser realizadas no site educon.pucrs.br. As aulas ocorrem nos dias 19 e 20.