Internacionalização destaca Pediatria e Saúde da Criança

Programa de Pós-Graduação vinculado à Escola de Medicina tem conceito Capes 6

19/06/2018 - 08h15
Pós pediatria, IPB, pesquisa, laboratório, microscópio

Foto: Bruno Todeschini

A qualidade e relevância da produção acadêmica, inserção dos graduados em um número importante de instituições de ensino superior brasileiras, internacionalização, financiamentos para pesquisa e ações de impacto social são os destaques do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança, que está com as inscrições abertas para o doutorado até a próxima sexta-feira, 22 de junho. Com excelência atestada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa tem parcerias com universidades nacionais e estrangeiras. “Essa rede de trabalho promove a associação de diferentes áreas de expertise e consequentemente, a produção de artigos de alta qualidade”, afirma a coordenadora, professora Rita Mattiello.

Entre as pesquisas de alto impacto do programa estão asma (epidemiologia, genética e estudo de mecanismos básicos), avaliação funcional e reabilitação em doenças respiratórias crônicas, células-tronco e doenças neurodegenerativas, disfunção orgânica na criança, resposta imune a infecções respiratórias virais, epidemiologia clínica, epigenética e mecanismos moleculares do estresse no desenvolvimento, epilepsia clínica e experimental, intervenções diagnósticas e terapêuticas no recém-nascido crítico e neurologia do comportamento e desenvolvimento. “A infraestrutura da Universidade permite o desenvolvimento de estudos acadêmicos e também ensaios clínicos multicêntricos e internacionais de excelência”, afirma a coordenadora do Programa.

Entre as parcerias estão com as Universidades Concordia (Canadá), Munique e Hannover (Alemanha), Queensland (Austrália), Edimburgo (Reino Unido), Duke, Carolina do Norte (EUA) e PUC Chile.

Inscrições até 22 de junho (Doutorado)
Valor da bolsa integral Capes/CNPq
Mestrado: R$ 1.500

Doutorado: R$ 2.200