Pastoral Juvenil Marista celebra 10 anos de carisma junto aos jovens

Depoimentos em formato de websérie relatam a história da PJM

18/03/2019 - 16h30
PJM 10 ANOS

Pastoral Juvenil Marista

Compromisso com a construção da evangelização e, principalmente, o incentivo à Civilização do Amor junto aos jovens. A Pastoral Juvenil Marista(PJM) completa, em 2019, 10 anos promovendo o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica e vivências sobre espiritualidade cristã e carisma marista. Na PUCRS, a história se constitui junto aos estudantes, que são convidados a construir e experienciar a Civilização do Amor – expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade e solidariedade são a realidade para todos. Para celebrar o aniversário, a PJM ainda realiza ao longo do ano a websérie Sou PJM, que conta histórias de pessoas que ajudaram a construir a Pastoral.

Websérie traz protagonismo, liderança e mística

Até o mês de novembro, serão lançados depoimentos de irmãos maristas, assessores, animadores, jovens e antigos participantes, com o foco em relembrar a trajetória e prospectar o futuro. Os temas envolvem projeto de vida, protagonismo, liderança e mística. O primeiro capítulo está disponível no portal da Rede Marista.

O movimento na Universidade

Reunidos em quatro grupos, os alunos reúnem-se em encontros semanais e/ou mensais, na Igreja Universitária Cristo Mestre, e, a partir deste ano, nas salas do Living 360°. Além das reuniões sistemáticas, são promovidas ações solidárias, retiros e momentos de convivência. O grupo, também conhecido como GUM – Grupo Universitário Marista, já existia na Universidade antes da agregar-se à metodologia da PJM. Atualmente, conta com 65 participantes, com idades entre 18 e 30 anos.

10 anos Pastotal Juvenil Marista

Acolhidos para transformar

O compromisso dos jovens, torna-se o alicerce para a construção de uma história junto à Pastoral. Para o estudante do quinto semestre de Jornalismo, Vitor Filomeno, de 19 anos, natural de Criciúma (SC), o acolhimento da Pastoral, foi sem dúvida, um diferencial para que ele pudesse se manter longe de casa sem sentir-se deslocado. “A Pastoral da PUCRS foi um importante meio para que a minha vida ficasse mais tranquila. Senti-me acolhido naquela sala do prédio 17 (antiga instalação, antes de fixar-se no 2º andar do Living 360°). Conheci pessoas de outros estados que também estavam passando pela mesma situação”. Em dois anos de caminhada, a experiência com as vivências o fizeram amadurecer através da atuação como oficineiro no Encontro de Jovens Maristas, das participações em eventos, além da oportunidade de fazer parte da equipe de organização. Tudo contribuiu para aflorar cada vez mais o seu espírito em grupo. “Foram sentimentos intensos, é uma aventura criar vínculos onde não se tinha e participar da história deste projeto, ” revela.

Para aqueles que moram longe, a importância de manter-se em contato com ações que faziam parte de sua rotina se torna uma vontade maior. É o caso da aluna do sexto semestre de Direito, Rafaela Soares, de 20 anos, que é natural de Gurupi (TO), e mora em Porto Alegre há 3 anos. Para ela, fomentar o espaço para o jovem torna a caminhada um eterno aprendizado. “Os jovens discutiam as juventudes e podiam formar sua própria opinião, sua identidade. São esses os verdadeiros espaços destinados ao público juvenil, onde eles podem falar, escutar, discutir e refletir”, afirma. A inserção dos universitários na comunidade conecta vivências e experiências com a amizade do dia a dia, construídas a cada mentoria e palavra de evangelização desenvolvida nos grupos. A descoberta e a essência do sentimento construído conectam histórias e fortalecem aqueles que participam. “O verdadeiro significado do acolhimento aos jovens, se dá pela transformação dos mesmos, e foi assim que eu me senti. Eu sou uma jovem antes da PJM, e outra totalmente diferente com a PJM”, ressalta.

Conheça os projetos

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) promove a evangelização junto com os jovens, por amor ao Reino de Deus e às juventudes, oferecendo a eles espaços para despertar a liderança por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da vivência da espiritualidade marista.

Para alcançar sua missão, a PJM proporciona a vivência grupal, pois acredita e valoriza a dimensão associativa na vida dos jovens. O movimento está presente em grande parte dos ambientes educativos, inclusive na PUCRS. Em 2018, o grupo ainda promoveu o Encontro de Jovens Maristas (EJM), que reuniu 1.800 jovens de todo o RS. Confira mais informações no link.

Horários dos encontros

Os encontros ocorrem nas terças-feiras, às 12h, quartas às 18h30min, e sábados uma vez ao mês, às 13h30min. Interessados devem entrar em contato com a Pastoral da PUCRS, por meio do e-mail [email protected].

Confira as fotos: