Para assistir: filmes sobre assuntos estudados na Escola de Direito

Professor sugere produções que tratam de dilemas enfrentados por profissionais da área

16/09/2022 - 09h15
para assistir,filmes,direito,escola de direito

Tramas que envolvem um júri e investigações prendem a atenção do espectador / Foto: Pexels

Quem nunca ficou aflito com um filme de tribunal? Tramas que envolvem um júri e investigações costumam prender a atenção do espectador, que fica na torcida para que a justiça seja feita ao final. Essas produções, que trazem muitas questões que envolvem assuntos estudados na Escola de Direito, além serem uma boa opção de entretenimento, apresentam dilemas que provocam muitas reflexões sobre o que é justo. Para você, que quer saber por onde começar a desbravar esse tema no cinema, o professor Marco Félix Jobim, coordenador do núcleo de Direito Processual Civil, dá algumas sugestões. Confira: 

2020_05_22-para_assistir_direito_terra_fria1. Terra fria (2005), de Niki Caro 

Josey Aimes é uma mãe solteira que faz parte do grupo das primeiras mulheres a trabalharem em minas de ferro, em Minnesota. Considerada uma situação inadequada para a época conversadora, os homens ficam ofendidos por terem que trabalhar com mulheres. 

“Uma aula sobre relações de trabalho e assédio moral e sexual. É baseado na primeira ação coletiva sobre o caso de assédio numa mineradora”. 

2020_05_22-para_assistir_direito_12_homens2. 12 homens e uma sentença (1997), de William Friedkin 

Após ser acusado de assassinato, o destino de um adolescente está nas mãos do júri, formado por 12 indivíduosEnquanto estão trancados em uma sala tentando tomar uma decisão, 11 votam pela condenação, mas um acredita na inocência do jovem e tenta convencê-los a mudar seus votos. 

“Espetacular filme, que mostra os bastidores do que pode ser uma decisão tomada em um tribunal de júri”.  

 

2020_05_22-para_assistir_direito_julgamento_nuremberg3.julgamento de Nuremberg (2000), de Yves Simoneau 

Filme sobre os julgamentos realizados em Nuremberg, na Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, para decidirem o destino de oficiais nazistas pelos crimes cometidos nos campos de concentração. 

“Aula espetacular sobre os princípios do juiz natural e da vedação da criação de tribunal de exceção. 

 

2020_05_22-para_assistir_direito_qualquer_preco4. A qualquer preço (1999), de Steven Zaillian 

Baseado em acontecimentos reais, conta a história de Jan Schlichtmannum advogado que se envolve em uma campanha a favor de famílias em Massachusetts que perderam seus filhos por causa de poluição tóxica na água. 

“Filme espetacular para o estudante compreender o tema da responsabilidade civil na prática, ainda mais no que concerne à construção do nexo de causalidade numa causa.

.

5. Justiça para todos (1979), de Norman Jewison

Filme com Al Pacino, no qual interpreta um advogado “convidado” a defender um – juiz com o qual já teve desentendimentos – acusado de estupro. Em retribuição, o juiz promete colocar em liberdade um cliente inocente que está preso. 

“Grande interpretação de Al Pacino como advogado que coloca a ética como princípio basilar da atividade advocatícia”.

.

Estude Direito na PUCRS em 2023 

No curso de Direito da PUCRS são oferecidas diferentes atividades práticas e disciplinas que integram a prestação de serviços importantes para a comunidade, a preocupação com o impacto social, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas. Se interessou? Anota na agenda: o Vestibular da PUCRS já tem data – nos dias 5 e 6 de novembro, os portões do Campus estarão abertos esperando por você. Não quer perder nenhuma novidade sobre o Vestibular? Manifeste o interesse pelo site.


Leia Mais Veja todas