Pacto Alegre realiza reunião sobre desafios impostos pela Covid-19

Em formato de videoconferência, o encontro contou com as participações de representantes da PUCRS, do Tecnopuc e do Hospital São Lucas

19/05/2020 - 18h51
covid-19, aliança para inovação, desafios, inovação

Reprodução via Zoom

Na tarde desta terça-feira, dia 19 de maio, a PUCRS, o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e o Hospital São Lucas (HSL) participaram da 4ª Reunião da Mesa Diretiva do Pacto Alegre, realizada por videoconferência. Os novos desafios impostos pela crise foram discutidos por mais de 130 participantes. A reunião contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, dos secretários municipais, inclusive o secretário municipal da saúde, Pablo Stürmer, e seu adjunto, Natan Katz. A PUCRS foi representada pelo Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, pelo Relações Institucionais, Solimar Amaro, pelo Superintendente de Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, o diretor geral do HSL, Leandro Firme, e o diretor médico, Saulo Bornhost.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior apresentou os dados epidemiológicos da cidade, as medidas adotadas no enfrentamento da doença e as projeções de déficit na receita do Município em razão da queda na arrecadação e aumento de despesas. Marchezan propôs “um Pacto ainda mais atuante”, aumentando a responsabilidade das decisões conjuntas “para superar essa crise com muito mais grandeza e menos reflexos nocivos à nossa sociedade”.

Segundo Marchezan, diante dessa nova realidade é necessário reestruturar a máquina pública para ajudar especialmente a população mais vulnerável e preparar Porto Alegre para o retorno das atividades econômicas. “Nossas tomadas de decisão neste período crítico adotaram o caminho de gestão que já vinha sendo realizado na cidade – de inovação, de modernização, de desburocratização. Um exemplo é o aumento do número de leitos, que vinha de um histórico de fechamento, uma das nossas prioridades na prestação de serviços e fortalecimento da área da saúde”, afirmou.

Presente na videoconferência, o consultor espanhol Josep Piqué destaca que a partir de agora o Pacto terá que se reinventar. “Temos aprendido a trabalhar e viver pacificamente. O vírus entrou nas nossas vidas, nossas empresas e nossas universidades criando novos desafios sanitários, sociais, econômicos e governamentais. E dentro desse novo contexto vamos nos adaptar à realidade de uma vida mais digital”, declarou. Para o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos da Silva Pinto, a atuação integrada e ágil da Aliança pela Inovação pode colaborar bastante com a cidade. “A ideia é ter um conselho atuante para efetivarmos as mudanças necessárias, emergenciais e de longo prazo”, comentou.

Plataforma digital de financiamento coletivo

A presidente do Badesul, Jeanete Lontra, anunciou que a primeira entrega do Pacto Alegre durante a pandemia é a estruturação de uma plataforma digital de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, que deverá ser usada para estimular startups, especialmente as da área da saúde, e incentivar o aquecimento da ‘nova economia’ neste momento atípico para a cidade. “É um projeto pioneiro e altamente inovador, que conta com a captação de recursos e de negócios, projetos e ideias em ambiente virtual”, explicou Jeanete, confirmando também o lançamento da iniciativa nos próximos dias.

O papel das universidades no combate à crise foi ressaltado pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Carlos Oppermann. “A prefeitura tem as três universidades como parceiras na superação da pandemia. A Aliança pela Inovação tem colaborado com as ações propostas, seja na confecção de equipamentos de proteção e hospitalares, ações sociais e suspensão das atividades presenciais do ensino”, disse.

Força-tarefa da PUCRS

Mais de 50 profissionais e pesquisadores da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicina, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Humanidades, Escola Politécnica, Instituto do Cérebro do RS (InsCer), Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do Hospital São Lucas estão mobilizados na busca de soluções para diferentes questões que envolvem a pandemia da Covid-19. O objetivo da iniciativa é promover um apurado posicionamento técnico e científico para o estado do Rio Grande do Sul, frente a todas as incertezas relacionadas ao comportamento da infecção e ao tratamento da patologia do novo coronavírus.

Saiba mais: Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19