Pacto Alegre lança Supera: plataforma de apoio aos pequenos negócios

Site apresenta conteúdos gratuitos para enfrentar a crise causada pela pandemia

02/07/2020 - 12h30

supera4O Pacto Alegre uniu iniciativas de apoio aos negócios locais e criou o Supera: uma plataforma online com serviços gratuitos de apoio aos micro e pequenos empreendedores durante a pandemia do coronavírus para a retomada econômica de Porto Alegre. O portal pode ser acessado neste link. Entre os serviços estão cursos e oficinas, mentorias em gestão, plataforma para divulgação dos empreendedores, conteúdos como podcasts e programas online, e rede de assessoria empresarial. As soluções estão categorizadas em quatro grupos de ação: quero fazer negóciosquero me atualizarquero ajudaferramentas para o empreendedor.

De acordo com o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, a plataforma une as capacidades de várias entidades, mostrando mais uma vez como o Pacto Alegre atua conectando e facilitando a vida das pessoas para o melhor uso das poderosas forças que existem no ecossistema da capital. “O objetivo é fazer com que o esforço conjunto seja mais poderoso, reunindo o que as Universidades e entidades estão fazendo com a preocupação comum de apoiar e qualificar os negócios. Não só fazer com que sobrevivam a crise, mas que se qualifiquem e possam ser ainda melhores no pós pandemia. É um portal para que os empresários conheçam as possibilidades e tenham acesso a apoios e soluções ofertadas pelos vários setores do nosso ecossistema”, sintetizou.

O projeto é o resultado da integração dos esforços de Universidades, entidades e especialistas do setor para atender os micro e pequeno empreendedores. A realização é do Pacto Alegre, da Prefeitura de Porto Alegre, do Open Innovation Lab, STARTAIDEIA, Pocket, StartSe e Exohub Lia. O apoio é da UFRGS, PUCRS, Unisinos, Sindilojas Porto Alegre, SEBRAE, Sistema Fecomércio RS/ Sesc / Senac, IXL CENTER, Poa na Rua e do Grupo RBS.

O lançamento aconteceu nesta quinta-feira, dia 2 de julho, no canal do YouTube da Prefeitura de Porto Alegre. Segundo a professora da PUCRS, Frederike Mette, coordenadora do SOS PME na PUCRS, o Supera foi importante desde o primeiro dia porque aproximou ainda mais a Universidade do programa. “O engajamento está bem legal por parte dos empreendedores do Parque, professores e alunos da Escola de Negócios da PUCRS. Num curto prazo já queremos envolver outras escolas da Universidade. Acredito muito que a palavra do momento é esperança. Temos que ter esperança e nos preparar para o que está por vir. Tentar ver o que pode vir de bom para a mudança humana e social. Além disso, trazemos algumas ferramentas que o próprio Parque já tem e conteúdos da Escola. O Supera vem no momento certo para unir as ações e os agentes”, ressaltou.

Conheça as soluções que integram o Supera:

1. Quero fazer negócios

  • Sebrae: Rodada de Negócios entre Empresas; Sua Loja Sebrae
  • Apoia Local: plataforma para divulgação dos pequenos e médios empreendedores

2. Quero me atualizar

  • Sebrae: Palestras para Mpes; Artigos para Mpes; Cases de sucesso Mpes
  • PUCRS: Hub de conteúdo Labex; Podcast conversa de fundamento; Sistema Universal de Finanças: a melhor forma de cuidar do seu dinheiro
  • Tecnopuc: Tecnopuc Talks
  • Sistema Fecomércio RS, Sesc-RS e Senac-RS: Cursos de Guia de prevenção da covid-19; Gestão de finanças empresariais; Gestão do tempo; Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos; Série de lives; Podcast Faz a conta com Patrícia Palermo.
  • Sindilojas Poa: Portal InspiraAção – todas as informações a respeito de nossos serviços e de como, nesse delicado momento, estamos auxiliando, valorizando e colaborando com os empresários varejistas.

3. Quero ajuda

  • Unisinos: Projeto Gil: mentoria em gestão para pequenos negócios
  • Sebrae: Atendimento Especializado; Scanner Sebrae, o Raio X do seu negócio
  • UFRGS, PUCRS e parceiros: SOS-PME – Rede de Assessoria Empresarial
  • IXL Center: Vencendo no Novo Normal
  • Sindilojas Poa: SindiVagas – No Sindivagas, você cadastra seu currículo gratuitamente e fica na vitrine no momento da retomada e fortalecimento do comércio e das atividades.

4. Ferramentas para o empreendedor

  • Zenit UFRGS: AcelerEA: Programa de Pré-aceleração de Negócios
  • Tecnopuc: Startup Garagem Online: Programa de Modelagem de Negócios
  • Sebrae: Ferramentas para a gestão de Mpes; Decretos, leis, normas e medidas de apoio governamental e de agentes financeiros
  • Sindilojas Poa: 12 Passos para Começar a Vender Online

Sobre o Pacto Alegre

O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.


Leia Mais Veja todas