Os desafios de escolher uma profissão

Vocação, life design, insight e networking são ferramentas que ajudam a pensar a carreira

19/04/2018 - 10h06
Foto: Camila Cunha

Escolher um curso para o vestibular, qual área seguir na profissão, que atividades se planeja desenvolver, quais habilidades aprimorar, que tipo de empresa e ambiente se deseja trabalhar. Para tomar decisões mais assertivas é preciso autoconhecimento, saber acessar a própria experiência e identificar fraquezas e habilidades. Para ajudar nesse processo, a PUCRS oferece dois serviços: o Escritório de Carreiras, com atendimento gratuito para alunos e diplomados, e o Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (Sapp), aberto também à comunidade externa.

O Sapp é vinculado ao curso de Psicologia e oferece orientação profissional e reorientação de carreira para toda a comunidade. O Escritório de Carreiras auxilia na reflexão, planejamento e na inserção profissional. Uma equipe de psicólogos, com conhecimento de RH, gestão de pessoas e desenvolvimento de carreira, auxilia desde a montagem de currículo e simulação de entrevista a caminhos de busca de oportunidades e como se apresentar nas empresas. Saiba mais na reportagem O desafio de projetar o futuro, da Revista PUCRS.